01/09/2017 às 22h19min - Atualizada em 01/09/2017 às 22h19min

Seleção de Almeirim é excluída da Copa Oeste e Óbidos ganha vaga na final dos federados

Atuação irregular de jogadores motivou recurso de Óbidos, os jurados foram unânimes em seus votos a favor da seleção obidense. No início da noite Almeirim informou que poderá recorrer da decisão.

Par: Walmir Ferreira e Rafaela Aquino
Por: Augusto Garcez

Foto: Claudio Galate

ÓBIDOS - A junta disciplinar da copa oeste do Pará julgou e puniu, na manhã desta sexta-feira, a seleção de Almeirim, denunciada pela escalação irregular dos jogadores Wildeivid de Oliveira Teles (Boquinha), Wanderson do Socorro Gomes de Lima (Cocola), Haif dos Santos Cambui (Haif) e Landerlon Carvalho de Moraes (Barata), todos profissionais até o dia 17 de agosto, quando foi emitida a reversão de categoria pela CBF. Informações estão à disposição no site da CBF (bid.com). Além de Kaleb que atuou por Santarém em 2016 e não teve sua transferência requerida por Almeirim para a disputa da copa deste ano.

Estes atletas não jogaram contra Óbidos, em Almeirim, no dia 12 de agosto, por estarem aguardando regularização, conforme informado por um dos atletas. Após regularização com a reversão em 17 de agosto, todos entraram em campo na segunda partida em Óbidos, mas já haviam participado de partidas em rodadas anteriores.

Entenda o caso Leia: Óbidos poderá recorrer na ADLOP

O caso fez com que a ADLOP cancelasse o primeiro jogo da final da competição até a definição do recurso. Com a decisão da junta disciplinar, Óbidos volta a competição e agora fará a final do grupo dos federados com Monte Alegre.

Um dos patronos da seleção obidense que cuidou do caso o advogado Claudio Galati, falou de Santarém por telefone

com o Portal Obidense: “Estamos voltando para Óbidos, com uma boa notícia, feliz pelo bom trabalho desenvolvido, em nenhum momento tivemos dúvida que Óbidos voltaria a competição, a justiça foi feita e contra fatos e provas não há argumento, teve um determinado momento que o clima ficou tenso, mas estávamos lá como guardiões do direito e buscar corrigir a grande injustiça feita contra nossa seleção. Mas gostaria de registrar, que quando fomos em Almeirim, o povo e todos da seleção local nos recebeu muito bem, e que a situação foi mesmo na questão do regulamento que infelizmente não foi respeitado. Nossa fundamentação estava baseada no Art.214 do CBJD. Nesse caso eles perderiam os pontos, mas como erra jogo de mata-mata eliminatórios sem disputa de ponto a única forma era a exclusão de Almeirim”.   

A participação de atletas profissionais é proibida pelo regulamento, além de jogadores de outras cidades na seleção. Para que tivessem sua situação regularizada, Almeirim deveria ter feito a transferência de moradia, ou seja, pagar uma taxa a Liga de origem do jogador, mais taxa a ADLOP, que organiza a competição. No entendimento da junta disciplinar, a ação tomada pela diretoria de Almeirim prejudicou Óbidos e feriu o regulamento da competição.

Após decisão favorável a Óbidos, o movimento dos obidenses agora é a corrida por pacote para acompanhar a seleção até Monte Alegre. A procura já é grande nos grupos de what sapp.

Após decisão a direção da ADLOP divulgou nota nas redes sociais informando a decisão. Veja:

Informação da ADLOP

COPA OESTE DO PARÁ DE SELEÇÕES 2017

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Sexta-feira, 01/09/2017

Em reunião em Santarém no prédio da SEMED, o julgamento do protesto impetrado por Óbidos por irregularidades contra a seleção de Almeirim.

O presidente da junta disciplinar decidiu manter na competição a seleção de Óbidos. O protesto foi julgado na sexta-feira, 01 de setembro de 2017.

Informações: Ascom ADLOP

Post: Edinaldo Silva (Assessoria de comunicação da ADLOP).

A defesa de Almeirim após ser questionada por representantes de Óbidos, se entraria com recurso para reverter decisão da junta disciplinar, foi bem objetiva na resposta, “Fica difícil recorrer, não temos como tirar leite de pedra”. Com isso a decisão da junta deverá ser mantida e a final realizada. Afinal, a copa oeste já teve bastante discussões por irregularidades. É hora de termos uma decisão, dentro de campo.

As finais

Além da definição dos finalistas, também se definiu as datas das finais. Assim como em 2016, Óbidos fará a partida decisiva fora de casa. A primeira partida da decisão será dia 9 de setembro, em Óbidos. O retorno será dia 16 em Monte Alegre.

O vencedor deste confronto enfrentará a seleção de Mojui dos Campos, campeão dos não federados, aguardando a grande final da copa.

Direito de Recorrer

Apesar de todos darem como certo que Almeirim aceitou a desclassificação no famoso tapetão, mas antes do fechamento desta matéria recebemos uma ligação do presidente da liga de Almeirim, informando que estavam em reunião para decidirem o que fazer, mas que não deixariam fácil essa vitória fora de campo, se fosse lá dentro das 4 linhas, tudo bem. E inclusive uma das opções era entrar com recurso na justiça comum para paralisar a competição.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp