29/08/2017 às 18h51min - Atualizada em 29/08/2017 às 18h51min

Um incêndio de média proporção atingiu uma área florestal no bairro São José Operário, próximo ao Instituto Técnico (IFPA) e a Serraria Auzier.

Por: Rafaela Aquino
Fotos - Rafaela Aquino

ÓBIDOS – Em Óbidos, Sol, calor, temperatura elevada, mata seca, um perigo constante e propício para início de incêndio se a população não tiver atenção redobrada.

Mais um foco de incêndio foi registrado por moradores que residem nas proximidades da área do instituto IFPA e Serraria Auzier, às margens da estrada que liga ao lixão da cidade de Óbidos.

“Era por volta das 15h:30mn da segunda-feira (28), quando vimos as chamas fortes e fomos até o local, lá nos deparamos com o fogo, que ja tinha atingindo toda área rapidamente, informamos o vigia da serraria, que o fogo já estava dentro do terreno”. Informou Joana Mendes, moradora do bairro.

Após serem informados, as pessoas ligadas a serraria chegaram ao local e se depararam com as chamas atingindo a cerca, e iniciariam uma ação rapidamente para controlar o fogo, no momento, ventava muito dando oxigênio ao fogo aumentando as chamas o que facilitou que as labaredas se espalhasse rapidamente, minutos depois, o fogo foi controlado, na área da serraria, evitando que as chamas atingisse toda área de produção o que seria um desastre.

Até o momento em que a equipe do Portal Obidense permaneceu no local do incêndio, nenhuma equipe do meio ambiente e defesa Civil chegou por lá, estavam concentrado em outro incêndio em outro local da cidade, esse de proporções maiores.  

Não foi possível identificar a origem do fogo, se criminosa, ou acidental. O momento é de atenção redobrada, pois em menos de 24h é a segunda ocorrência de fogo registrado na área urbana do município.

Nesse período de verão intenso é preciso que a população fique atenta, pois mais focos de incêndios na ária urbana podem acontecer, em virtude do forte verão e áreas de mata muito seca em Óbidos.

Quando chega a época de clima seco e diminuição das chuvas, as queimadas se tornam mais frequente e a vegetação é muito prejudicada. Nessa época na zona rural, donos de terras, aproveitam para fazer o roçado o que se torna um problema para atmosfera, se prevenir delas é essencial para que o meio ambiente seja preservado.

Muitas coisas podem ser feitas para evitar as queimadas e muitas delas são muito simples como não jogar “Baganas” de cigarro em locais onde haja vegetação, latas de metal e garrafas de vidro também não podem ser jogadas em qualquer local, pois elas esquentam com muita facilidade e acabam causando queimadas. Para as pessoas que viajam bastante evitar jogar lixo pela janela do carro é essencial para que as queimadas sejam evitadas, é primordial não arremessar de dentro do carro pontas de cigarros para o mato, o ideal é apagar ou jogar na terra no meio da estrada.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp