20/11/2015 às 06h41min - Atualizada em 20/11/2015 às 06h41min

Representantes da Câmara e da empresa Calha Norte inspecionam transporte escolar no interior

Comitiva visitou escolas de oito polos na região de várzea e avaliou a qualidade do transporte dos alunos.

Da Redação

Fotos: Eury Silva

ÓBIDOS – Diretores da empresa Calha Norte Transportes, acompanhados pelo vereador Rosinaldo Cardoso, membro da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Óbidos, realizaram na última terça-feira (17), inspeção nas rotas do transporte escolar que atuam em 8 polos educacionais na área de várzea do município, na região da costa de baixo.

A visita foi motivada após denúncias dos moradores da área da Januária, que levaram até a Câmara de Vereadores na semana passada, o problema do número insuficiente de embarcações para levar os alunos até as escolas.

Ao todo nove educandários foram visitados pela comitiva que acompanhou de perto a realidade dos alunos que moram na região e que tem um calendário escolar diferenciado, com apenas 180 dias letivos, por conta do período de cheia do rio Amazonas, que determina o encerramento das atividades escolares.

A denúncia dos moradores da Januária foi constatada. A embarcação que é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) faz uma rota extensa, que antes era realizada por duas lanchas, que apresentaram problemas mecânicos e tiveram que paralisar os serviços. Por conta disso, muitos alunos precisam percorrer longas distancias para chegar à escola. A previsão do setor de transportes da SEMED era de que as lanchas voltassem a operar essa semana. 

Com relação aos transportes de responsabilidade da empresa Calha Norte, a comitiva não encontrou irregularidades na prestação do serviço, que foi bem avaliado pelos funcionários das escolas visitadas. “Quanto a isso aqui na nossa escola não enfrentamos esse problema de atraso de transporte. A empresa está de parabéns pelo perfeito trabalho que vem executando”, ressaltou a professora Valdiza de Andrade, da Escola Samuel de Aguiar na Comunidade Santa Rita.

A iniciativa de avaliar as rotas do transporte escolar na região foi elogiada pelos moradores e servidores da SEMED que recepcionaram a comitiva. “Muito louvável e importante à iniciativa da empresa em está vindo junto com vereador Rosinaldo, analisar e avaliar a execução dos serviços, ouvindo dos responsáveis das escolas, as dificuldades enfrentadas no dia a dia com relação ao transporte escolar”, parabenizou a professora Eliene Paula Góes, responsável pela Escola Polo Maria Zíbia, na comunidade Ipaupixuna.

Diretores e professores e demais comunitários, aproveitaram a oportunidade para fazer algumas sugestões de mudanças no transporte dos alunos. A empresa responsável garantiu que irá atender as solicitações. O vereador que acompanhou as visitas, falou sobre a importância do trabalho. “Chegamos à conclusão de que precisa fazer umas pequenas mudanças e de acordo com o proprietário da empresa Calha Norte, nos próximos dias isso será feito. Parabenizo aqui a direção da Calha Norte por ter essa atitude de está vendo em loco a necessidade da população, conhecendo o que está dando certo e o que precisa mudar, é isso que nós queremos o melhor transporte escolar para os nossos alunos”, disse Rosinaldo Cardoso.

Para o proprietário da empresa responsável pelo transporte dos alunos, as visitas serviram para ter uma visão geral de como funcionam as rotas. Uma avaliação será realizada pelos responsáveis das rotas, para que as mudanças necessárias sejam realizadas. “A empresa não está medindo esforços junto ao prefeito Mário Henrique e o secretário de educação João Neto, para oferecermos o melhor transporte a esses alunos. Um trans­porte esco­lar de qual­i­dade ofer­ece, além de um maior con­forto no cam­inho para a escola e de volta pra casa; segu­rança e tran­quil­i­dade para os alunos e suas famílias”, disse ao Luciano Otávio.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp