22/06/2017 às 12h53min - Atualizada em 22/06/2017 às 12h53min

Semcult anuncia mudanças no “Arraiá dos Pauxis” que terá três datas de realização

Os dias 23 e 24 de junho serão destinados para apresentação das escolas e grupos folclóricos. Concurso de quadrilhas juninas será no dia 7 de julho.

ASCOM/PMO
Por: Érique Figueirêdo
Foto: Capa - Portal Obidense

ÓBIDOS - A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secumt), divulgou a programação do “Arraiá dos Pauxis” 2017. O maior evento junino de Óbidos, no oeste do Pará, sofreu alterações na sua programação, mas não perderá a sua tradicional essência de valorizar as manifestações culturais típicas do período realizadas por alunos das escolas da rede municipal e por grupos folclóricos.

O secretário Luiz Carlos Gama Queiroz, confirmou a realização do evento em três datas distintas. Os dias 23 e 24 de junho será destinado para as apresentações dos grupos de danças das escolas da rede municipal das zonas urbana e rural.

Nos dois primeiros dias do “arraiá”, 20 apresentações de 15 escolas, passarão pela Praça da Cultura, local onde tradicionalmente o evento é realizado. “Esse ano, visando até mesmo a valorização dos trabalhos desenvolvidos dentro das escolas, nos destinamos os dias 23 e 24 de junho para a participação dessas apresentações e de outros grupos folclóricos da cidade, que trarão para a arena de apresentações, manifestações diversas, típicas do período junino”, explicou Luiz Carlos, secretário de cultura e turismo.

Concurso de quadrilhas juninas

Outra mudança do evento é a data de realização do concurso de quadrilhas juninas. Devido a solicitação da coordenação dos grupos que participarão da disputa, o concurso foi transferido para o dia 7 de julho, sexta-feira.

Além da mudança da data, outra novidade é o valor da premiação que em 2017 será de 3 mil reais para o vencedor. No entanto, as agremiações não receberão a ajuda financeira como ocorreu nos anos anteriores. “Essa foi uma questão discutida e aceita pelas coordenações das quadrilhas juninas. A situação financeira do município ainda está em fase de recuperação, e assim como ocorreu no carnaval, estamos diminuindo os custos dos nossos eventos. Ainda assim, garantiremos um evento de qualidade, com a estrutura necessária e um número maior de atrações nos três dias de arraiá dos pauxis”, ressaltou Luiz.

Estão confirmados para o concurso a participação de quatro grupos: Explosão Obidense, Coração Junino, Brincando de São João, e a quadrilha Xique Xique do Distrito do Flexal. O corpo de jurados continuará sendo de fora da cidade para manter a imparcialidade e a transparência do concurso.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp