04/06/2017 às 18h48min - Atualizada em 04/06/2017 às 18h48min

A produção do produto que é indispensável na mesa do Obidense, precisa de adaptação para a produção durante a enchente

Além da farinha outros produtos oriundos do derivado da mandioca, mesmo com período da cheia do rio são produzidos como forma de subsistência familiar.

Por: Walmir Ferreira

Foto: Portal Obidense

ÓBIDOS - O carro chefe da mandioca, a farinha, é produzida em larga quantidade, diariamente, na região. Na área de várzea do município de Óbidos, Paraná de Baixo, comunidade rural Nossa Senhora das Graças o destaque é a produção da farinha de mandioca sobre a maromba. Isso mesmo!

Com a subida dos rios, lagos e igarapés, os moradores das regiões de várzea sofrem com a inundação dos terrenos. A plantação é perdida. Os animais são transportados para a região de terra firme. E a produção de farinha continua, de forma improvisada.

Originária da América do Sul, a mandioca (Manihot esculenta Crantz) constitui um dos principais alimentos energéticos para mais de 700 milhões de pessoas, principalmente nos países em desenvolvimento. Mais de 100 países produzem mandioca, sendo que o Brasil participa com 10% da produção mundial (é o segundo maior produtor do mundo).

De fácil adaptação, a mandioca é cultivada em todos os estados brasileiros, situando-se entre os oito primeiros produtos agrícolas do país, em termos de área cultivada, e o sexto em valor de produção, segundo informações da EMBRAPA.

A Mandioca é uma espécie de planta tuberosa da família das Euphorbiaceae. O nome dado ao caule do pé de mandioca é maniva, o qual, cortado em pedaços, é usado no plantio. Trata-se de um arbusto que teria tido sua origem mais remota no oeste do Brasil (sudoeste da Amazônia) e que, antes da chegada dos europeus à América, já estaria disseminado, como cultivo alimentar.

É a terceira maior fonte de carboidratos nos trópicos, depois de arroz e milho e um dos principais alimentos básicos no mundo em desenvolvimento, existindo na dieta básica de mais de meio bilhão de pessoas.

Mas, além da popular farinha a mandioca nos revela outros produtos alimentícios.

- Farinha

- Crueira

- Tapioca

- Bejú

- Tarubá

- Carimã

- Tucupí

- Tacacá (goma)

São produtos oriundos da mandioca. Isso revela o quanto esta planta é importante na vida do ribeirinho. Nem a inundação dos terrenos impede a produção e a criatividade fala mais alto.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp