27/02/2017 às 14h05min - Atualizada em 27/02/2017 às 14h05min

Com tranquilidade e vida pacata a cidade de Curuá, busca o progresso, sem perder a essência.

Para quem gosta de lugares onde a vida urbana se mistura com a do campo vale apena dá uma passada em Curuá.

Por: Walmir Ferreira

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Foto: Portal Obidense

CURUÁ - O município de Curuá possui aproximadamente 12.262 mil habitantes distribuídos em 1.431,157 km² de extensão territorial. Como a cidade está em momento de expansão territorial este número pode ser maior atualmente. Estima-se que sejam mais de 13.000 mil habitantes até o ano de 2016.

Em 1900 foi criada a Vila Curuá, com projeto do Senador Fulgêncio Simões, presidida pelo Intendente de Alenquer Tenente Coronel Josino Cardoso Monteiro.

Em 1936 Curuá foi elevado à categoria de distrito, ligado ao município de Alenquer. Em 1995, ocorreu o plebiscito de emancipação da Vila, sendo elevado à categoria de município com a denominação de Curuá, em 28 de dezembro 1995.

21 anos após sua emancipação a cidade começa a perceber o crescimento demográfico que segue no movimento contrário quanto à economia. A pesca ainda é a fonte de renda da maioria das famílias ribeirinhas que divide espaço com a produção agrícola e a criação de gado em pequena escala.

Pelas ruas da cidade é comum observar veículos de duas e quatro rodas dividirem o espaço com as tradicionais carroças, puxadas pelo boi. Um meio de transporte ainda muito utilizado pelos moradores que usam da carroça para transporte de carga. No centro, a pracinha do cais é um convite ao descanso e ao sossego que recebe a leve brisa do rio, ao fundo.

A sede do município de Curuá faz divisa com os municípios de Alenquer e Óbidos. Em linha reta são pouco mais de 35 km distante de Óbidos. Pela estrada são 78 km da cidade de Óbidos. Uma viagem de uma hora e meia, aproximada. Uma viagem pelos rios e igarapés leva mais de três horas em tempos de estiagem. Um novo município que aos poucos vai enraizando sua cultura e costumes e que vê a chegada de novos moradores na calmaria de cada esquina.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp