17/05/2024 às 14h59min - Atualizada em 17/05/2024 às 14h59min

Valorizando a Nossa História – Reveja o lindo projeto da professora Elza do Carmo

A história da criação da Associação dos Amigos do Menino Jesus, começa com a iniciativa da professora, Elza do Carmo Barbosa Albuquerque, que aos 65 anos, já aposentada, cria o projeto social

Por: Marcelo Luiz e Mauro Sena

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Valorizando a Nossa História

ÓBIDOS - Seu principal objetivo era fundar uma organização sem fins lucrativos que promovesse o bem social através da educação, pois percebeu, quando atuava como professora, que muitos adolescentes e jovens sofriam dificuldades em seu processo de aprendizado, e acreditava que uma base de ensino fortalecida diminuiria as dificuldades encontradas nos níveis mais elevados de ensino.

No dia 04 de agosto de 2008, após preparar o terreno e murar, com recursos próprios para abrigar 10 alunos, deu início à reforma da antiga casa, e ao lado construiu uma área coberta, para desenvolver adequadamente as ações.

AAMJ é uma Organização Não Governamental, de caráter civil, sem fins lucrativos, com a finalidade de promover e aprimorar o processo de formação educacional e incentivar a informatização, além de seguir o que rege seu Estatuto.

Desde 2008, a professora Elza reunia, em sua casa, seus ex-colegas de trabalho, para que juntos idealizassem a fundação da organização. Foram feitas várias reuniões e todos a apoiavam com sua iniciativa.

No dia 29 de janeiro de 2009 é fundada oficialmente a Associação dos Amigos do Menino Jesus – AAMJ. A autoria do nome foi de sua fundadora e mantenedora, Elza do Carmo, em virtude de comemorar o aniversário de Jesus (o Natal) em sua residência com crianças da vizinhança, desde dezembro de 2005, em que distribuía presentes e ofertava guloseimas. Com a fundação da organização, essa comemoração é realizada na sede da instituição com distribuição de brinquedo para mais de 200 crianças.

Percebendo as dificuldades que encontrou em seus alunos, as ações da organização foram direcionadas a educação para que crianças desenvolvessem a leitura, compreensão e cálculos matemáticos nas séries do ensino fundamental infantil, cursando 3º e 4º ano, níveis de série que retiam o aluno e consequentemente geravam a exclusão educacional, falta de oportunidades para as crianças e para futuros jovens no nosso município, e através da complementação escolar e da informática básica, buscou-se reduzir esses problemas, e assim surge o Projeto Escola Menino Jesus e Projeto Informática Básica, com a missão de educar para reduzir a desigualdade social.




Alunos 2009
As primeiras turmas não eram uniformizadas, então a mantenedora confeccionou junto com sua irmã Ely Barbosa, o conjunto de short e camisa, nas cores azul e verde com letras brancas, sendo o uniforme, para os alunos que faziam parte do projeto. Além de ofertar todo o material didático, merenda e brinquedos para a hora da recreação.

A AAMJ priorizou atender crianças e adolescentes regularmente matriculados em escolas públicas, buscando assim a igualdade comum onde predomina a soma de valores que visam à integração, respeitando assim as diferenças através de seus projetos “Projeto Escola Menino Jesus” e “Informática Básica” e valorizando a educação como porta de entrada, para firmar o que sua filosofia prega, reduzir a desigualdade através da educação, entre outros.

Com o objetivo dessa ação é de preparar crianças e adolescentes para o exercício da cidadania e melhor qualidade de vida através da superação de suas dificuldades escolares.

Em 2022, surge a informática kids para as crianças, e seu fortalecimento a educação passou para Apoio Pedagógico para as escolas com foco nas novas normas da Base Nacional Comum Curricular-BNCC.

O Projeto Escola Menino Jesus, também realizava atividades preventivas contra riscos sociais como: marginalidade, violência, exploração sexual, drogas, evasão, repetência escolar e exploração do trabalho infantil.

As aulas de complementação funcionam em dois turnos, manhã e tarde, em duas salas com 25 alunos cada. Participam 100 crianças de 9 a 12 anos, selecionados pelas escolas de origem dentro dos critérios de dificuldade escolar.

Informática Básica
A finalidade de se criar um projeto que, contribuísse de forma significativa para o fortalecimento e acesso a informatização, foi então estrutura uma sala climatizada para esse fim. O Projeto Informática Básica viria estabelecer perspectivas a juventude por meio da inclusão digital, visando a socialização e integração e de jovens ao mercado de trabalho.

Em 2014, através de projeto pré-aprovado pelo Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e enviado a Mineração Rio do Norte que patrocinou com o valor de $ 10.000,00 e R$ 1.000,00 de contrapartida da mantenedora, para a compra de 12 novos computadores. Os antigos foram doados para uma outras entidades com os mesmo finalidade.

Com o intuito de incentivar e tirar crianças da ociosidade foi formado o grupo de Flauta Doce Menino Jesus recebendo a iniciação musical.
O Grupo iniciou suas atividades no mês de fevereiro de 2012 com 20 alunos e realizaram sua primeira apresentação ao público durante a III Exposição Internacional de Presépios do Baixo Amazonas, em Óbidos-Pará no Cliper de Sant’Ana.

Em 2014, foi construída a quadra coberta, com arquibancada, uma cantina,  dois banheiros e uma passarela.

Reuniões com os pais e responsáveis dos alunos com a finalidade de aproximar família e entidade além de esclarecer duvidas e passar algumas orientações sobre o papel da família na educação das crianças.

Com o passado dos anos, recebeu a colaboração para a construção do novo pavilhão na quadra coberta e outros materiais de expediente.
Atualmente, a associação continua com suas atividades sendo mantida pela sua fundadora com o apoio da prefeitura municipal de Óbidos entre outras parcerias que mantém regularmente o custeio de 7 funcionários assalariados para um quantitativo de 90 alunos nos turnos manhã e tarde.


 

Portal Obidense  Publicidade 790x90


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp