14/05/2024 às 08h14min - Atualizada em 14/05/2024 às 08h14min

Senador Rogério Marinho aciona PGR contra Paulo Pimenta

Ação se refere ao pedido da Secom contra críticos da atuação do governo no Rio Grande do Sul

Da Redação
Portal Obidense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Rogério Marinho e Paulo Pimenta Fotos: Edilson Rodrigues|Roque de Sá/Agência Senado

BRASIL - Na última sexta-feira (10), o senador Rogério Marinho (PL-RN) apresentou uma representação à Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitando a investigação da conduta do ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência, Paulo Pimenta, por uso abusivo do poder estatal para silenciar críticas ao governo.

O líder da oposição no Senado critica Pimenta por ter solicitado ao Ministério da Justiça a instauração de investigações criminais contra parlamentares e cidadãos que criticaram a gestão do governo federal em relação à tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul.

O senador argumenta que tais ações podem configurar desvio de finalidade pública e repressão ilegal à livre manifestação do pensamento. Marinho destacou a gravidade das medidas tomadas pelo titular da Secom, e disse que o uso do poder estatal para investigar e até mesmo prender críticos do governo é preocupante.

O parlamentar teme que tais ações possam colocar em risco garantias constitucionais, como a liberdade de expressão e a imunidade parlamentar; por isso, ele recorreu à PGR, para que o órgão avalie a legalidade e a moralidade das ações do ministro da Secom, especialmente em relação ao direito dos membros do Congresso de fiscalizar e criticar as ações do Poder Executivo Federal.

 

Portal Obidense  Publicidade 790x90


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp