15/04/2024 às 08h05min - Atualizada em 15/04/2024 às 08h05min

Aumento do preço dos alimentos preocupa governo Lula

Há seis meses a inflação dos alimentos não registra queda

Da Redação
Portal Obidense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Presidente Lula Foto: EFE/ André Coelho

BRASIL - O aumento nos preços dos alimentos tem sido constante no Brasil nos últimos seis meses, apesar dos esforços do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em conter a inflação nesse setor. Segundo dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os produtos alimentícios e as bebidas subiram 0,53% em março em comparação com o mês anterior.

Essa taxa representa uma desaceleração em relação aos 0,95% registrados em fevereiro, não havendo queda nos preços, apenas uma menor intensidade no aumento. A inflação geral fechou o mês em 0,16%, sendo que o grupo de alimentos e bebidas foi o principal responsável por puxar os valores para cima.

A última vez que os preços dos alimentos realmente caíram foi em setembro de 2023, quando houve uma redução de 0,71%. Desde então, os preços têm se mantido em alta, o que representa uma preocupação para o governo, especialmente diante da queda de popularidade do presidente Lula durante o segundo ano de seu mandato.

Os aumentos nos preços dos alimentos interferem na percepção da população, principalmente os mais pobres, sobre o governo federal. Para melhorar a aprovação, a equipe de Lula tem estudado diversas estratégias para tentar conter os preços.

Um dos projetos é o Plano Safra, que visa oferecer crédito para produtores enfrentarem os juros elevados, a formação de estoques reguladores através da Conab para estabilizar os preços e um sistema de monitoramento envolvendo a Conab e o Inmet para prevenir quebras de safra e impactos na inflação.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp