29/03/2024 às 10h36min - Atualizada em 29/03/2024 às 10h36min

Carga com mais de 1 tonelada de cocaína é apreendida em SP

Entorpecentes estavam separados em 1,3 mil tijolos

Da Redação
Pleno News

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Mais de 1 tonelada de cocaína foi apreendida em SP Foto: Divulgação/SSP-SP

SÃO PAULO - A Polícia Civil apreendeu mais de uma tonelada de cocaína em uma ação contra o crime organizado no litoral de São Paulo, onde a Operação Verão segue em atividade desde o fim do ano passado. O caso aconteceu na cidade de Guarujá.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado, investigadores do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) chegaram a uma casa onde encontraram pouco mais de 1,2 tonelada de cocaína embalada e separada em 1,3 mil tijolos. Uma mulher de 25 anos que estava no local foi presa e autuada por tráfico de drogas e associação ao tráfico.

De acordo com o departamento, o imóvel era um dos depósitos usados estrategicamente para viabilizar o transporte das drogas por meio dos canais até o Porto de Santos, onde, provavelmente, seria embarcado em navios.

No último ano, 1,68 tonelada de cocaína foi apreendida em cascos de navios no Porto de Santos por mergulhadores militares, mais do que o triplo do que os 483 quilos interceptados em 2020, segundo balanço da Marinha.

Dados da Alfândega de Santos reunidos pelo Núcleo de Estudos da Violência da USP mostram como o tráfico submarino tem crescido. Em 2020, a proporção de droga achada em cascos de navios era de 2,3% do montante. Em 2023, só até agosto, a fatia saltou para 13,5%.

O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, justificou a continuidade da Operação Verão diante do impacto contra a rede criminosa na região.

– Essa é a prova do que estamos enfrentando no litoral de São Paulo: criminosos que, ao longo de décadas, estruturaram uma cadeia ilícita por meio do tráfico internacional de drogas e que, desta vez, estão sendo desarticulados – ressaltou.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp