17/03/2024 às 14h26min - Atualizada em 17/03/2024 às 14h26min

Projeto ‘Lendas 100% Curuaense’ de Grazielly Duarte atinge mais de 12 mil visualizações em apenas 48h após ser publicado

O Áudio visual de 28mn, foi contemplado na Lei Paulo Gustavo no município de Curuá, devido ao sucesso será exibido na TV Obidense e canal do Portal do YouTube

Por: Walmir Ferreira

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Lendas 100% Curuaense


CURUÁ - As lendas e os mistérios são elementos fascinantes que permeiam a cultura e a imaginação humana, baseado nessa imaginação que a autora e produtora de “Lendas 100% Curuaense”, Grazielly Duarte Oliveira, realizou seu curta, evidenciando a memória de antigos moradores do pequeno munícipio abaré, com a intenção de passar essas histórias para as futuras gerações do município.


Foi através do seu Raimundo Amorim, Dona Mimim, Dona Francisca e Dona Léia que a autora repassou a milhares de pessoas os contos que muitos juram que foi verdade e outras consideram apenas como imaginário, se aconteceu ou não, o registro está feito.



O projeto foi publicado na página do Facebook do Portal Obidense em apenas 2 dias já foi assistido por mais de 12 mil pessoas, sendo que surpreendente 1 milhão e 800 mil pessoas já visualizaram seu tralho que já atingiu mais de 24 milhões de pessoas.



Lendas 100% Curuaense, já foi visto em vários estados do Brasil, além do Pará, Amazonas, São Paulo, Mato Grosso, Amapá, Minas Gerais, Ceará, Paraná entre outros. Mas não para por aí, além do Brasil, já foi visto nos estados Unidos, Portugal, Argentina, França, Espanha, Vietinã e até Moçambique que também usam a língua portuguesa. O vídeo chamou a atenção de pessoas de 13 a 65 anos de idade e já foi visto por mais mulheres do que homens.     



Através do projeto de Grazielly muitas pessoas no Brasil e mundo saberão sobre a pequena cidade de Curuá e as histórias e lendas da Visagem do Cemitério, Lenda da Banda tocando no rio, Lenda da Matinta Pereira e Lenda da Mulher que carregava um filho na Boca.

As lendas são mistérios que nos conectam ao passado, à imaginação e à busca pelo desconhecido. São parte essencial da nossa cultura e nos convidam a explorar o inexplicável.

As lendas são narrativas transmitidas oralmente ou por escrito, passando de geração em geração. Elas têm uma base em fatos reais, elementos da natureza ou eventos históricos, foi o que a autores fez.

Algumas características das lendas: Mistura de Realidade e Imaginação: As lendas combinam fatos reais com elementos fantásticos e sobrenaturais.

Transmissão Oral: São compartilhadas através da tradição oral, o que permite variações e adaptações ao longo do tempo.

Significado Cultural ou Simbólico: Contam histórias de heróis, criaturas mágicas, lugares encantados e eventos extraordinários.

A cidade de Curuá fica no estado do Pará, segundo o IBGE (2022), tem uma população de 14.587 habitantes,   

A história de Curuá remonta à fundação da Missão Baré em 1694, pelos Padres Franciscanos Capuchos da Piedade. Posteriormente, eles foram transferidos para a aldeia de Surubim, em Alenquer, e o local foi denominado Arcozello por Mendonça Furtado. Em 1848, a segunda povoação começou, promovida pelo Tenente Raimundo Simões, com a exploração do látex Balata. Em 1900, a Vila Curuá foi criada com o projeto do Senador Fulgêncio Simões, e sua instalação ocorreu em 15 de agosto de 1900, presidida pelo Intendente de Alenquer, Tenente Coronel Josino Cardoso Monteiro. Em 1936, Curuá foi elevada à categoria de distrito, ligado ao município de Alenquer. Finalmente, em 28 de dezembro de 1995, ocorreu o plebiscito de emancipação do distrito, que foi elevado à categoria de município com o nome de Curuá.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp