08/03/2024 às 16h03min - Atualizada em 08/03/2024 às 16h03min

Justiça dos EUA arquiva pedido de extradição de Allan dos Santos

Informação foi divulgada pelo senador Jorge Seif

Da Redação
Pleno News

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Allan dos Santos Foto: Reprodução/YouTube Terça Livre

BRASIL -  - O senador Jorge Seif (PL-SC), em pronunciamento no Plenário nesta quinta-feira (7), afirmou que Justiça dos Estados Unidos arquivou o pedido de prisão e extradição do jornalista Allan dos Santos, enviado pela Justiça brasileira.

O jornalista, residente nos Estados Unidos desde 2020, com prisão preventiva decretada no Brasil, é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos do 8 de janeiro. O senador comemorou a notícia do arquivamento.

– A Justiça americana arquivou o pedido de extradição feito pelo nosso STF porque eles não entendem que o jornalista Allan dos Santos cometeu crime, senão o crime de opinião. O Supremo Tribunal Federal da República Federativa do Brasil pediu a extradição de um jornalista por crime de opinião e, que eu saiba, não existe crime de opinião na nossa Constituição – argumentou.

O senador criticou também ações que, segundo ele, impactam a liberdade de imprensa no Brasil. Ele mencionou o fechamento do canal do YouTube Terça Livre e o pedido de cancelamento da concessão da Rádio Jovem Pan feito pelo Ministério Público Federal e defendido pela Advocacia-Geral da União (AGU). Seif argumentou que “a perseguição” a jornalistas e veículos de comunicação coloca a democracia do país em risco.

– Num país em que o Estado ou qualquer de seus órgãos revoga a liberdade de imprensa com o fechamento de veículos de comunicação, parece-me, espero estar enganado, que nós não estamos mais numa democracia plena. E o jornalista brasileiro nunca enfrentou algo como a situação atual, caracterizada por um jornalismo feito com medo de expressar suas opiniões – disse.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp