07/03/2024 às 09h01min - Atualizada em 07/03/2024 às 09h01min

Alter do Chão comemora 266 anos com investimentos inéditos em saneamento

Companhia de Saneamento do Pará mantém obras de tratamento de água e esgoto sanitário

Texto: Meliny Campos (Ascom/Cosanpa)
Ag.Pará

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Fotos: Divulgação

SANTARÉM - Localizada no município de Santarém, região oeste do Pará, a vila balneário de Alter do Chão, é um dos principais pontos turísticos do Brasil. Com suas belezas naturais, a ilha de areia branca e água transparente atrai visitantes do mundo inteiro, todos os dias. 

Com tanta procura, aos poucos os povos indígenas que já habitavam por lá, receberam novos vizinhos. Pessoas de diversas regiões, também decidiram chamar o lugar paradisíaco de casa, o que contribuiu para o aumento da população nos últimos anos, surgindo a necessidade do Governo do Estado construir novos sistemas de água e esgoto por meio da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).

 A vila que nesta quarta-feira, 6, celebra 266 anos de fundação, está sendo contemplada com duas grandes obras: o primeiro Sistema de Tratamento de Água, com captação subterrânea e distribuição; e o primeiro Sistema de Esgotamento Sanitário com rede coletora e Estação de Tratamento.

Quem mora em Alter do Chão pode ver de perto o desenvolvimento. O guia turístico, Benoni Macedo é morador da localidade há mais de 20 anos e é com grandes expectativas que ele acompanha as obras. "Como morador, eu sempre pedi por estes serviços. Hoje, a vila está tomando uma proporção de crescimento muito maior. Somos mais de sete mil moradores, fora os turistas. Por isso essas obras da Cosanpa são necessárias e muito importantes para o avanço", destacou Benoni. 

O gestor da Cosanpa no Baixo Amazonas, Juca Pimentel, destaca o quanto "essas obras da Cosanpa são importantes na vila". "As obras representam qualidade de vida aos moradores e visitantes que terão água tratada nas torneiras, além dos serviços de esgotamento sanitário. Por isso, as obras não param e estão a todo vapor. Neste aniversário de Alter do Chão, temos orgulho, em acompanhar a evolução delas".

Sobre as Obras

O Sistema de Abastecimento de Água que está sendo construído conta com um poço de 210 m3/h de vazão e dois reservatórios com capacidade de 400m3 e 300m3. Serão 39 quilômetros de rede de distribuição e 2.130 ligações domiciliares, com sistema de Macromedição e Automação segue em fase de conclusão, além do sistema de drenagem, que está em execução, faltando 7 quilômetros de rede de distribuição para o assentamento e a instalação de 1.791 ramais prediais. Já o Sistema de Esgotamento Sanitário, terá 25 quilômetros de rede coletora de esgoto, uma Estação de Tratamento, 5 km de emissário de esgoto tratado, além de 1.035 ligações domiciliares. 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp