06/03/2024 às 14h28min - Atualizada em 06/03/2024 às 14h28min

Emmanuel Macron: “A guerra retornou ao solo Europeu”

Declaração foi dada durante coletiva, nesta terça-feira

Da Redação
Pleno News

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Presidente da França, Emmanuel Macron EFE/EPA/CHRISTOPHE PETIT TESSON


EUROPA - Nesta terça-feira (5), o presidente da França, Emmanuel Macron, disse que apelou a um “salto estratégico” ao evocar a possibilidade de enviar tropas ocidentais para a Ucrânia. Ele deu declarações durante uma conferência de imprensa em Praga, na República Tcheca. As informações são do site O Antagonista.

Macron avaliou ainda que é preciso ser lúcido “sobre a realidade da situação que se passa na Europa”.

– É a nossa guerra ou não é a nossa guerra? Podemos virar as costas, considerar que as coisas podem continuar a se desenrolar como estão? Acho que não, e portanto foi um salto estratégico que eu apelei e que assumo plenamente. Precisamos ser lúcidos sobre a realidade da situação que se passa na Europa.

E acrescentou:

– A guerra retorna ao solo europeu.

Para ele, é preciso estar à altura da história e “não ser covarde”:

– Estamos certamente nos aproximando de um momento na nossa Europa em que será apropriado não ser covarde. Nunca queremos ver as tragédias que se avizinham, nunca queremos ver o que está acontecendo e acredito que os nossos dois países estão conscientes do que está acontecendo na Europa, do fato de a guerra ter regressado ao nosso solo, de que as potências que se tornaram imparáveis estão expandindo a ameaça a cada dia, atacando-nos ainda mais. Teremos que estar à altura da história e da coragem que ela implica.

No discurso, Emmanuel Macron citou o presidente russo, Vladimir Putin.

– Quem lançou a guerra na Ucrânia? Vladimir Putin. Quem nos ameaça, façamos o que dissermos, com armas nucleares? Presidente Putin. […] Se todos os dias explicamos quais são os nossos limites diante de alguém que não os tem e lançou esta guerra, já posso dizer que o espírito de derrota está à espreita. Não entre nós.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp