06/03/2024 às 08h17min - Atualizada em 06/03/2024 às 08h17min

Ideflor-Bio reúne com extrativistas para fomentar desenvolvimento sustentável na Floresta Estadual do Trombetas

O encontro discutiu o plano de desenvolvimento da cadeia produtiva da castanha-do-pará na Unidade de Conservação (UC) e o ecoturismo na região

Da Redação
Ag. Pará

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Fotos: Ag. Pará


PARÁ - Dirigentes do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) se reuniram com a comunidade do Jamaracaru, localizada na zona de amortecimento da Floresta Estadual (Flota) do Trombetas, no município de Óbidos, na região oeste paraense. O encontro teve como objetivo discutir o plano de desenvolvimento da cadeia produtiva da castanha-do-pará na Unidade de Conservação (UC) e o ecoturismo na região.

Durante o encontro, também foram discutidas diversas pautas de interesse da comunidade e do órgão ambiental. Entre os temas abordados, se destacam o estudo da viabilidade de melhorias e reforma da sede do Ideflor-Bio na Flota do Trombetas e o plano para melhorias das vicinais e pontes no interior da UC, visando garantir o escoamento da produção extrativa da castanha-do-pará e do cumaru, bem como o monitoramento e fiscalização da zona intangível.

A participação ativa dos moradores do Jamaracaru e dos representantes das instituições públicas e associações locais foi fundamental para o debate e a definição de ações que visam o desenvolvimento sustentável da região. O diálogo aberto e a troca de experiências contribuíram para a construção de propostas que atendam às necessidades da comunidade, respeitando a preservação ambiental e promovendo o crescimento econômico de forma responsável.

Bioeconomia - O plano de desenvolvimento da cadeia produtiva da castanha-do-pará na Flota Trombetas é uma iniciativa que visa valorizar a atividade extrativista tradicional da região, garantindo a geração de renda para as famílias locais e a conservação da floresta. Além disso, o fomento do ecoturismo na região tem o potencial de atrair visitantes interessados na rica biodiversidade amazônica, contribuindo para a diversificação da economia local.

Para o gerente da Região Administrativa da Calha Norte III (GRCNII), Ronaldison Farias, a reforma da sede do Ideflor-Bio na Flota do Trombetas e as melhorias nas vicinais e pontes do interior da UC, são medidas importantes para fortalecer a infraestrutura da região, facilitando o acesso e o transporte da produção local. “Essas ações são essenciais para garantir a sustentabilidade das atividades econômicas desenvolvidas na área, promovendo o desenvolvimento social e ambiental de forma integrada”, enfatizou.

Ao final da reunião, ficou estabelecido um cronograma de trabalho conjunto entre o Ideflor-Bio, a comunidade do Jamaracaru e os demais parceiros presentes, visando a implementação das propostas discutidas. A parceria e a colaboração entre os diferentes atores envolvidos demonstram o compromisso com o desenvolvimento sustentável da região e a busca por soluções que conciliem os interesses locais com a conservação do meio ambiente.

Vale lembrar que, além do titular da GRCNII, também estiveram presentes na reunião o prefeito de Óbidos, Jaime Silva; a secretária de Saúde de Óbidos, Selma Caetano; o vereador de Óbidos, Robson Souza; o presidente da Associação dos Castanheiros da UC de Jamaracaru (Acaje), Sidiane Sampaio; a arquiteta do Ideflor-Bio, Cynthia Fontenelle; o membro da Acaje, Rodrigo Monteiro; e Rose Barros, da guarnição da Companhia Independente de Policiamento Ambiental de Santarém (CIPAmb).

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp