28/02/2024 às 17h33min - Atualizada em 28/02/2024 às 17h33min

O cidadão precisa se preocupar com o patrimônio natural de onde vive | Portal Obidense

Vamos cuidar do que é Nosso: A Imponente Serra da Escama

Por: Bruno Ferreira

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Vamos cuidar do que é Nosso

ÓBIDOS - A Serra da Escama, localizada no município de Óbidos, no estado do Pará, é uma importante região de preservação ambiental e beleza natural. Com uma extensão de cerca de 370 mil hectares, a serra ainda abriga uma diversidade de flora e fauna, além de nascentes de rios e cursos d'água.

É um patrimônio do município e da região, sendo além de um ponto turístico e paisagístico, a nossa Serra carrega consigo lembranças e histórias que marcaram gerações na cidade Pauxis.

Até hoje no seu interior podemos encontrar artefatos bélicos, como canhões, frutos de um tempo de batalhas travadas na garganta do rio Amazonas.

A vegetação da Serra da Escama é composta por uma mistura de diferentes tipos de florestas, como a floresta ombrófila aberta e a floresta inundável, que abrigam uma grande diversidade de espécies de plantas, incluindo algumas endêmicas da região.

Além da riqueza da flora, a serra também é lar de diversas espécies de animais, como jaguatiricas, antas, macacos, aves e répteis. A presença desses animais na região é um reflexo da qualidade do ambiente natural da Serra da Escama, que oferece condições ideais para a sobrevivência e reprodução de diversas espécies.



A preservação da Serra da Escama é fundamental não apenas para a conservação da biodiversidade local, mas também para a manutenção dos recursos hídricos da região. A serra é responsável por abrigar diversas nascentes de rios, que garantem o abastecimento de água para as comunidades que vivem nas proximidades.

Além disso, a Serra da Escama também possui potencial para o ecoturismo, oferecendo trilhas, cachoeiras e paisagens deslumbrantes para os visitantes. A prática do ecoturismo na região pode contribuir para o desenvolvimento sustentável da comunidade local, gerando empregos e renda por meio da preservação e valorização do meio ambiente.

No entanto, a Serra da Escama enfrenta desafios relacionados à preservação e conservação ambiental, como desmatamento, caça ilegal, pesca predatória, e outras atividades humanas que ameaçam a integridade do ecossistema da região.

Dessa forma, é imprescindível que sejam implementadas estratégias de proteção e manejo sustentável da Serra da Escama, envolvendo a participação das comunidades locais, órgãos governamentais e entidades de conservação ambiental, visando garantir a preservação desse importante patrimônio natural para as presentes e futuras gerações.

Quem aí, filho de Óbidos não tem uma história de visitação a Serra da Escama, atravessando o Lago Pauxis (Laguinho) e se aventurando pelas colinas imponentes dessa Nossa Maravilha da Natureza.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp