27/02/2024 às 11h05min - Atualizada em 27/02/2024 às 11h05min

Novos professores da Uepa tomam posse

Ao todo foram nomeados 160 professores nas áreas de Educação, Saúde e Tecnologia

Por: Guaciara Freitas e Marília Jardim - Ascom/Uepa
Portal Obidense

Portal Obidense  Publicidade 790x90


PARÁ - A Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizou na segunda-feira, 26, o acolhimento aos novos professores aprovados em concurso público realizado pela instituição ao longo do segundo semestre de 2023. Em Belém, a cerimônia realizada no auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), foi transmitida para os campi do interior, que também tiveram esse momento de maneira integrada.

A solenidade contou com a presença da vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, bem como com a presença do reitor da Uepa, Clay Nunes Chagas; do pró-reitor de gestão, Carlos Capela; o pró-reitor de pós-graduação Jofre Freitas; o pró-reitor de graduação Ednalvo Campos; a pró-reitora de extensão, Vera Palácios; o presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), Marcelo Botelho e a secretária de Estado de Planejamento e Administração, Elieth Braga. A vice-reitora da Uepa, Ilma Pastana, participou de forma on-line.

Ao todo foram nomeados 160 professores nas áreas de Educação, Saúde e Tecnologia, distribuídos nos seguintes municípios: Belém (50), Paragominas (11), Conceição do Araguaia (7), Marabá (17), Altamira (7), Igarapé-Açu (3), São Miguel do Guamá (9), Santarém (12), Tucuruí (7), Moju (5), Redenção (2), Barcarena (5), Vigia de Nazaré (1), Cametá (3), Salvaterra (4), Castanhal (11), Bragança (1) e Parauapebas (5).

Ao parabenizar os novos professores, a vice-governadora lembrou que também é servidora pública de carreira há quase 30 anos e relatou a satisfação em integrar uma solenidade de posse de servidores da área da educação.

O reitor da Uepa, professor Clay Chagas, relembrou todos os passos que antecederam a realização de concurso público para o provimento de vagas efetivas, que foi possível devido à alteração no quadro de vagas do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da instituição.

"Queria, hoje, parabenizar cada um de vocês, que hoje tornou esses sonhos uma realidade, de fazer um concurso público, de ser nomeado em uma universidade, de fazer aquilo que a gente se preparou durante todo um período. Na nossa gestão já foram nomeados 254 professores, o que equivale a aproximadamente, 30% do nosso quadro dos servidores, que foi renovado em 1.000 dias de gestão", relatou.

Novos professores - Os professores Estevão Santos, Jaqueline de Miranda e Renato Penha, assinaram o termo de posse, representando os novos professores do CCNT, Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) e Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), respectivamente.

Caroline Rodrigues foi aprovada como professora assistente de terapia ocupacional, do Departamento de Terapia Ocupacional e conta que está "retornando para casa": "Eu fui formada pela universidade. Me formei em 2015 e desde o segundo ano da graduação, quando eu ingressei na monitoria acadêmica, descobri que queria ser docente. Era algo planejado, um sonho realmente, mas que eu não imaginava que pudesse realizar já. Para mim era algo ainda a longo prazo, mas graças a Deus deu certo", comemorou a professora.

Outro egresso que retornou como professor foi Luiz Eduardo Azevedo, formado em Engenharia Ambiental pela Uepa. "A minha área de especialidade é a área de tratamento de água, tratamento de efluente e foi a área que eu passei no concurso. Além disso, controle de poluição atmosférica e toda a área que é específica dentro de engenharia ambiental", comentou o professor.

Histórico - O PCCR foi aprovado em lei pelo governador Helder Barbalho, em 2022, que alterou e ampliou o quadro de vagas da instituição, além de atualizar os valores das tabelas salariais que, até então, estavam defasados.

Em pouco mais de dois anos, também já foram nomeados mais de 250 professores do concurso anterior, além de quase 400 servidores técnico-administrativos aprovados no último concurso público realizado em 2020.

Ao longo da semana, será realizada uma programação de planejamento e formação docente. No dia 27, será promovida uma mesa redonda, às 10h, com o tema "Desafios e perspectivas de atuação docente na Uepa". Entre os dias 28 de fevereiro e 01 de março, os centros e campi realizarão programações específicas para os professores, tanto em Belém quanto nos outros 18 municípios onde a Uepa possui campus.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp