13/02/2024 às 22h56min - Atualizada em 13/02/2024 às 22h56min

Bloco das 'Virgens' encerra com muita irreverência o Carnapauxis 2024

Em Óbidos a “Festa do Mascarado Fobó” movimentou a cidade e recebeu cerca de 200 mil pessoas em 10 dias de muita folia

Por: Marcos Cantuário
Ascom-PMO

Portal Obidense  Publicidade 790x90

ÓBIDOS - O Carnapauxis é uma manifestação da cultura popular de Óbidos, município localizado na região do Baixo Amazonas, Estado do Pará. Cidade onde o Rio Amazonas tem o seu desfiladeiro, na sua parte mais profunda e mais estreita, é rica em tradições históricas e culturais.
 
O Carnaval obidense sempre foi uma manifestação interessante e de cunho folclórico, tanto que tem como ícone a figura exótica e carismática do “Mascarado Fobó”. Por sua longevidade e originalidade, o “Carnapauxis” e seu símbolo o “Mascarado Fobó”, foi reconhecido pela Lei Estadual Nº 7.225 de 24 de novembro de 2008 como “Patrimônio Imaterial, Histórico, Cultural e Artístico do Estado do Pará”.



 
Em 2024, Óbidos contou com 10 dias ininterruptos de programação carnavalesca, e consagrou o Carnapauxis como um dos maiores carnavais do norte do país e da Amazônia.
 
Nesta terça-feira, 13, o irreverente Bloco das “Virgens”, que tem por tradição os homens vestidos de mulher, fechou com chave de ouro a programação oficial no corredor da folia e no Fobódromo. O Bloco está há 10 anos trabalhando em figurinos temáticos, e em 2024 não foi diferente, apresentando o tema: “Colombina no Carna”. Trazendo a história de um triangulo amoroso envolvendo Pierrot, Colombina e Arlequim, no melhor carnaval de rua do oeste do Pará; não deu outra, o Rei da festa, “Mascarado Fobó” entrou nesse conto e roubou a cena, conquistando o amor da Colombina.
 
Jeter Vieira, um dos coordenadores do bloco, destacou a irreverência das “Virgens” que encerram a quadra carnavalesca em Óbidos.


 
“O nosso sentimento agora é de dever cumprido. Sabíamos que não seria fácil colocar o bloco na rua com a tradicional comissão de frente e seu figurino. Mas nós fizemos o dever de casa, com muita responsabilidade conseguimos chegar no Fobódromo e fazer bonito. Eu penso que quem estava presente, gostou do que foi apresentado, o bloco foi aplaudido pelo público. A felicidade é imensa por fechar o Carnapauxis com chave de ouro”, enfatizou Jeter.
 
Ousado e inovador

O Carnapauxis 2024 foi realizado no período de 7 a 13 de fevereiro e recebeu uma das maiores estruturas já vistas no evento. Um investimento da Prefeitura Municipal de Óbidos que, a cada ano, busca melhorar a Festa do Mascarado Fobó, a maior expressão cultural do município. Se apresentaram no corredor da folia os blocos: Vai ou Raxa, Mirim Unidos do Umarizal, Serra da Escama, Águia Negra, Xupa Osso, Unidos do Morro e Virgens.


 
Ousado e cheio de inovações, o Carnapauxis fez jus à aclamação popular de “maior e melhor carnaval de rua da Amazônia”.
 
O prefeito do trabalho Jaime Silva, fez uma avaliação positiva do evento.
 
"Estamos muito satisfeitos com o evento que conseguimos entregar para os obidenses e os nossos visitantes. Nosso desafio é sempre melhorar a estrutura e tudo o que envolve o Carnapauxis. Obrigado a todos que brincaram na paz e colaboraram pra essa grande festa. Nós temos o desafio de cada vez mais aperfeiçoarmos o nosso Carnapauxis e o governo está focado nesse objetivo", avaliou o prefeito.
 
Contagem regressiva
A Capital da Folia já iniciou a contagem regressiva para o Carnapauxis 2025, que será realizado de 26 de fevereiro a 04 de março. Óbidos te espera para viver mais essa emoção.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp