13/02/2024 às 10h13min - Atualizada em 13/02/2024 às 10h13min

Bloco Unidos do Morro reúne milhares de Mascarados Fobós e foliões em Óbidos

A tradição se manteve na segunda-feira de Carnapauxis exaltando o ícone do maior e melhor carnaval de rua da Amazônia

Por: Marcos Cantuário
Ascom-PMO

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Fotos: Odirley Santos/Ascom-PMO


ÓBIDOS - Em Óbidos, oeste do Pará, a folia continua na festa mais democrática da Amazônia. Na segunda-feira (12) o Bloco Unidos do Morro arrastou milhares de foliões pelas ruas do bairro de Fátima e no corredor da folia.

 
É o bloco mais caracterizado do carnaval obidense, reunindo o maior número de mascarados “Fobós” e faz o arrastão de seus foliões fantasiados de “dominós” (vestimenta), máscaras, bexigas, refiris e capacetes. O objetivo do mascarado é não ser reconhecido pelos outros foliões, caso isso aconteça, será “manjado” (desmascarado). Com irreverência e muito “pó de maisena” os mascarados encantaram os brincantes durante o percurso.


 
Em 2024, a Associação Carnavalesca Bloco Unidos do Morro veio homenageando o ícone do Carnapauxis com o tema: “Aquarela da renovação”, compreendendo que a agremiação reúne a maior quantidade desse ícone da cultura obidense em seu desfile, que colore o corredor da folia; tradição que se renova de geração em geração.
 
Em seu desfile oficial o Unidos do Morro destaca-se pela organização em alas: comissão de frente, porta-estandarte, rainha, frevo, baianas, entre outros.


 
“Quero primeiro agradecer a Deus, por nos dar a oportunidade de estarmos aqui com esse povo maravilhoso que nos ajuda no trabalho que nós fazemos. A emoção é inexplicável, agradeço de coração a diretoria do bloco que trabalha dia e noite pelo bem da nossa associação e na melhoria do nosso carnaval. O Carnapauxis é cultura de Óbidos, mas essa festa é do mundo inteiro. Obrigado a todos que brincaram conosco no Unidos do Morro, viva a festa do Mascarado Fobó”, celebrou, Zé Mileo, presidente do bloco.
 
O bloco apresentou a música intitulada:  "Aquarela da Renovação", o mesmo nome do tema oficial do bloco. A música é uma composição de João Andrade e Wanderley Brandão, interpretada por P.A Chaves, cantor obidense com destaque no cenário musical no Estado do Amazonas.
 
“O mais importante de tudo é a alegria que a gente tem em fazer a composição, sabendo que o povo vai aceitar e brincar o carnaval. Já compus para vários blocos de Óbidos e a cada trabalho a gente sente uma alegria muito grande. Essa música representa o colorido da roupa do nosso mascarado Fobó, como uma aquarela, que transmite alegria aos brincantes do Carnapauxis, e traz também elementos dessa renovação da diretoria do bloco e da cultura local que é passada de geração pra geração”, explicou Wanderley Brandão, compositor do bloco.


 
"Então venha pra cá, vamos viajar, neste mar de euforia vem se apaixonar", diz trecho da música, e também: “O Morro não morre e sua fonte de vida é a renovação”. A chegada do bloco no Fobódromo foi emocionante, recepcionado com fogos de artifício e aplausos dos foliões e brincantes do bairro de Fátima.
 
Agenda
Nesta terça-feira, 13, o Carnapauxis 2024 entra para a sua última noite e quem vai comandar a festa é o Bloco das Virgens, com toda a irreverência do bairro de Santa Terezinha.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp