13/02/2024 às 09h36min - Atualizada em 13/02/2024 às 09h36min

Alemanha e Dinamarca iniciam construção de fábrica de munição

Fato evidencia os esforços da Europa para aumentar sua produção de armas

Da Redação
Pleno News

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Munições (imagem ilustrativa) Foto: Pixabay


MUNDO - Os líderes da Alemanha e da Dinamarca se uniram, nesta segunda-feira (12), numa cerimônia de inauguração de uma nova fábrica de munições, evidenciando os esforços da Europa para aumentar sua produção de armas, à medida que a guerra da Rússia na Ucrânia se prolonga.

Espera-se que a unidade, construída pela empresa de defesa Rheinmetall em suas instalações atuais em Unterluess, no norte da Alemanha, produza cerca de 200 mil projéteis de artilharia por ano, juntamente a explosivos e, possivelmente, outros componentes, incluindo ogivas. A Rheinmetall está arcando com o custo de cerca de 300 milhões de euros (aproximadamente R$ 1,6 bilhão).

A Rheinmetall informou que a produção no local atenderá, principalmente, às necessidades das forças armadas alemãs, a Bundeswehr. A empresa disse que a prioridade é iniciar a produção o mais rápido possível. A construção da nova unidade deve demorar cerca de um ano.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, que participou na cerimônia, disse que a Rheinmetall estava “estabelecendo as bases para fornecer à Bundeswehr e a nossos parceiros na Europa munições de artilharia de forma independente e, acima de tudo, duradoura”. Ele esteve presente no evento acompanhado do ministro da Defesa e da primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen.

Ele disse que o movimento era particularmente importante à luz das necessidades de munição da Ucrânia, informou a agência de notícias alemã DPA.

A indústria de armamento da Rússia supera em muito a da Ucrânia e Kiev tem contado com a ajuda ocidental para igualar o poder de fogo com o de Moscou. Mas os planos dos 27 países da União Europeia para produzir 1 milhão de munições de artilharia para a Ucrânia foram insuficientes, já que apenas um terço da meta foi atingida.

A guerra na Ucrânia aumentou a angústia na Alemanha sobre suas próprias forças armadas levando Scholz, dias após a invasão russa, a anunciar o que chamou de “ponto de viragem” nas despesas militares.

A Alemanha planeja gastar 2% do seu Produto Interno Bruto este ano na área, um objetivo que os aliados da Otan estabeleceram há uma década.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp