10/02/2024 às 10h44min - Atualizada em 10/02/2024 às 10h44min

Bloco Mirim Unidos do Umarizal emociona e homenageia o Mascarado Fobó

Com o tema: ‘Onde se aprende a ser folião’ o bloco manteve a tradição de repassar às novas gerações a paixão pelo Carnapauxis

Por: Marcos Cantuário
Ascom-PMO

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Fotos: Odirley Santos/Ascom-PMO


ÓBIDOS - A Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realiza no período de 07 a 13 de fevereiro, o Carnapauxis 2024, sua maior expressão cultural. O carnaval obidense assumiu o protagonismo regional, quando passou a ser considerado o "maior carnaval de rua da Amazônia".

 
O Bloco Mirim Unidos do Umarizal, há 26 anos, é o responsável por apresentar essa festa, para milhares de crianças que, levadas por suas famílias, não só têm a primeira experiência com o bloco de rua, mas também, aprendem a amar e cultivar a festa do Rei do Carnapauxis, o Mascarado Fobó.
 
A tradição se repetiu nesta quinta-feira, 8, e os "mirins" mostraram a importância de ser um folião apaixonado pela “Festa do Mascarado Fobó”.


 
Milena Vieira, presidente do Bloco Mirim, agradeceu a participação do público infantil que lotou o corredor da folia.
 
“O nosso sentimento nesse momento é de gratidão. Estamos agradecidos por que deu tudo certo. Gratidão por nossas crianças terem abrilhantado mais um carnaval oficial do bloco Mirim, saiu do jeito que a gente planejou. Tivemos o imprevisto da chuva, mas não prejudicou tanto a nossa apresentação. O bloco veio e fez uma linda festa no corredor da folia”, destacou Milena.
 
Inclusão
Em 2024, o Mirim retomou uma tradição, que permitiu no passado, a participação maior de crianças que moram em áreas carentes da cidade, por meio da doação de fantasias.
 
Confeccionadas com recursos próprios, e com o apoio de patrocinadores, o Mirim fez a doação de 90 fantasias, para pequenos foliões vindos do bairro Perpétuo Socorro e da grande área do São José Operário; 90 meninas receberam fantasia de bailarina, e coloriram o bloco na comissão de destaque.
 
Outros 20 "dominós", capacetes e máscaras de papel, itens tradicionais da vestimenta do Mascarado Fobó, foram distribuídos aos meninos, para que também se apresentassem como destaque.


 
Valorização
Pelo segundo ano consecutivo, o Mirim apresentou Brenda Dianá como intérprete da composição tema, ressaltando a necessidade da participação, cada vez maior, das crianças no Carnapauxis, além de valorizar os novos talentos musicais da terra Pauxis. A cantora mirim, agradeceu o convite.
 
“É uma emoção surreal. O Carnapauxis é um evento que acontece na nossa cidade e é uma explosão de felicidade e muitas sensações. Cantar é um dom que Deus me deu, então, expor esse dom é maravilhoso. O meu sonho era cantar e tocar no carnaval e desde o ano passado estou realizando este sonho, e se Deus quiser, no próximo ano estarei com o bloco Mirim novamente, e espero repassar para outras crianças a mensagem de não desistirem dos seus sonhos. Estar no Carnapauxis é fazer parte de um pouquinho dessa história e que outras crianças possam sentir essa emoção e incorporar essa cultura para que ela nunca morra. Obrigada Bloco Mirim”, agradeceu, Brenda.
 
Agenda
A programação carnavalesca em Óbidos continua. Nessa sexta-feira, 09, é a vez do Bloco Serra da Escama colorir a avenida com sua apresentação oficial no Carnapauxis 2024, com saída do bloco prevista para as 18h da Prainha, bairro de Lourdes.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp