30/01/2024 às 16h32min - Atualizada em 30/01/2024 às 16h32min

Semsa intensifica ações de combate à Dengue em Óbidos

Agentes de endemias vistoriam pontos estratégicos e alertam população para eliminar potenciais criadouros

Por: Marcos Cantuário
Ascom-PMO

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Combate à dengue em Óbidos | Fotos: Odirley Santos-Ascom-PMO
ÓBIDOS - A partir desta terça-feira, 30, a Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Semsa, através do Setor de Endemias, está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti no município, localizado no oeste paraense. Agentes de endemias, divididos em duas equipes, estão concentrados em pontos estratégicos em cada bairro, eliminando focos e alertando a população para evitar potenciais criadouros, principalmente, o cuidado com quintais.
 
“Entre os pontos estratégicos estão as oficinas e o cemitério municipal. Onde estão sendo encontrados muitos focos, apesar de estar com a limpeza em dia. Porém há vasos sem areia, onde reservam água da chuva e colaboram para proliferação do mosquito”, alertou, Larissa Paiva, coordenadora do Setor de Endemias/Semsa.



 
Alerta

Como uma das medidas de prevenção, o Setor de Endemias pede a colaboração da população, pois os agentes estão encontrando muitos focos, onde mais de 80% são em ambiente doméstico. De acordo com dados divulgados, já foram registradas 12 mortes por dengue em todo o país, somente no mês de janeiro, e é um número preocupante. Em Manaus (AM) foi decretado estado de alerta, e em Brasília (DF) também, por conta do aumento de casos de dengue.
 
Em Óbidos não foi confirmado nenhum caso, até o momento, porém, os focos encontrados só aumentam a preocupação e o sinal de alerta. Além da conscientização, a orientação para a população é que caso sinta sintomas como: febre alta; dores no corpo, cabeça e olhos; náusea; fraqueza; ou até hemorragias, procure com urgência a Unidade de Saúde mais próxima, para serem notificados.


 
Organização

A Prefeitura de Óbidos, está intensificando os serviços de limpeza pública em todos os bairros da cidade, por meio da Seurbi, os trabalhos avançam. Cerca de 50 profissionais foram contratados para ampliar os serviços de capina e roçagem. Esse trabalho é essencial durante o período invernoso que a região está passando, ajudando na prevenção contra doenças comuns neste período do ano, principalmente a dengue.




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp