30/01/2024 às 09h26min - Atualizada em 30/01/2024 às 09h26min

Neguinho do Laguinho: A lenda que alerta para a preservação do meio ambiente

O personagem folclórico de Óbidos, no Pará, era o protetor do Lago Pauxis, mas abandonou o lugar por causa da degradação causada pelos humanos

Autor: Alê Belmont

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Neguinho do Laguinho
ÓBIDOS - Você já ouviu falar do Neguinho do Laguinho? Ele é um personagem da cultura popular de Óbidos, uma cidade histórica localizada no estado do Pará, às margens do rio Amazonas. Segundo a lenda, ele era um menino escravo que foi levado para o fundo do Lago Pauxis pela Iara, a Mãe d'água, que se apaixonou por ele e o transformou no guardião do lago e dos animais que ali viviam.
 
O Neguinho do Laguinho tinha o poder de libertar os peixes que caíam nas redes dos pescadores e de espantar os invasores que ameaçavam a natureza. Ele era alegre e brincalhão, e gostava de nadar com as outras crianças nas águas cristalinas do lago. Mas tudo mudou quando os homens começaram a destruir o aningal, uma vegetação que servia de berçário para os peixes, a poluir a água com os resíduos das serrarias e a construir suas casas nas margens do lago. Além disso, a criação de animais como porcos, cavalos e gado também contribuiu para a degradação do ambiente.

 
Triste, inconformado e desiludido, o Neguinho do Laguinho viu que não conseguia mais proteger o lago e a floresta que o cercava, e decidiu pedir à Mãe d'água para abandonar o lugar, indo procurar outro para cuidar. Hoje, o Lago Pauxis, que era a maior fonte de alimentação da população de Óbidos, está com as águas poluídas, impróprias para o consumo humano e para a vida aquática.

VEJA O VIDEO CLIK AQUI
 
A lenda do Neguinho do Laguinho é uma forma de alertar para a importância da preservação do meio ambiente, especialmente na região amazônica, que é rica em biodiversidade e recursos naturais. Ela também é uma forma de valorizar a cultura e a história de Óbidos, que é uma das cidades mais antigas do Brasil, fundada em 1758, e que possui um patrimônio arquitetônico e cultural de grande relevância.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp