25/01/2024 às 18h38min - Atualizada em 25/01/2024 às 18h38min

‘Canela de Vidro’ um dos maiores ícones do Carnapauxis | Portal Obidense

Aos 84 anos de idade, o folião relembra as boas histórias pela qual o mesmo ficou conhecido, principalmente quando usava a fantasia de morcego no Carnaval de Óbidos

Por: Marcelo Luíz

Portal Obidense  Publicidade 790x90



ÓBIDOS - Raimundo Nonato Soares, mais conhecido como "Canela de Vidro" o grande folião obidense, nascido em 28 de fevereiro de 1939, com o sangue Pauxis pulsando nas veias se alegra ao relembrar momentos marcantes vividos no carnaval da cidade de Óbidos.


Ainda na sua adolescência, quando nem havia o termo "Carnapauxis", Canela de Vidro aos 17 anos já brincava o tradicional carnaval de rua, na época apenas com os blocos de rua idealizados por ele e seus amigos. No ano de 1965 foi quando Canela teve a sua primeira vestimenta carnavalesca (fantasia de morcego), confeccionada pela sua esposa, até os dias atuais ainda sendo utilizada, com a famosa espada de madeira e o pó de carvão que o mesmo passava no rosto, e nesse período ainda se criou um mito a partir da fantasia do folião, quando as crianças ficavam com medo do personagem.



Durante a entrevista, Canela de Vidro citou que um dos momentos mais marcantes de sua história no carnaval, foi quando ele se encontrava com seu amigo Miguel Venâncio (in memória) fantasiado de Zorro e assim travavam a batalha de personagens. "Quando eu saia vestido de morcego, com minha espada e o rosto cheio de pó de carvão eu encontrava com meu amigo Miguel Venâncio que estava de Zorro, e assim a gente fazia a encenação de uma batalha. Miguel Venâncio com sua espada e eu com a minha, era uma alegria só." Disse Canela de Vidro (folião obidense).



Canela de Vidro compartilhou muitos momentos pelo qual teve o prazer de vivenciar na cultura carnavalesca, inclusive quando participou do arrastão do bloco Xupa Osso na cidade de Santarém em 2004, onde o personagem "morcegão" fez o maior sucesso com os brincantes em plena Avenida Tapajós.

O folião está próximo de completar 85 anos de idade, mesmo com as limitações físicas Canela de Vidro ainda se mostra com muito entusiasmo para desfilar com seu bloco do coração o Águia Negra no sábado de Carnaval, e essa é um expectativa que todo bom folião também está vivendo no momento, para que assim tenhamos um carnaval em sua essência e com seus personagens que fazem ele ser o maior da região Oeste do Pará.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp