17/01/2024 às 18h01min - Atualizada em 17/01/2024 às 18h01min

Museu Integrado de Óbidos: um guardião da história e da cultura obidense

O museu, fundado em 1985, preserva o patrimônio histórico e cultural da cidade de Óbidos, no Pará

Por: Alê Belmont

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Museu Integrado de Óbidos

Óbidos é uma cidade histórica, localizada às margens do rio Amazonas, no estado do Pará. Fundada em 1697, a cidade teve participação em episódios importantes da vida nacional, como a Cabanagem, a Revolução Acreana e a Segunda Guerra Mundial.

Para recuperar e preservar essa rica história e cultura, foi criado em 1985 o Museu Integrado de Óbidos, uma iniciativa da Associação Cultural Obidense (ACOB), formada por estudantes e professores da Unidade Avançada José Veríssimo, campus avançado da Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro.



O museu funciona em um prédio histórico, que já foi sede do Mariano Futebol Clube, na rua Justo Chermont, no centro da cidade. O prédio foi desapropriado pela prefeitura e reformado para abrigar o acervo do museu, que foi inaugurado em 2 de outubro de 1985, data em que se comemora a elevação da vila de Óbidos à categoria de cidade.

O acervo do museu inclui muitos objetos que fizeram parte da vida cotidiana dos habitantes do município, desde peças arqueológicas até projetores de filmes, passando por móveis antigos, armas, e até mesmo o saxofone que pertenceu ao músico Manoel Rodrigues.



O museu é um espaço de educação, pesquisa e lazer, que busca divulgar e valorizar a cultura regional e manter viva a memória dos obidenses. O museu está aberto de segunda à sábado, das 8h às 14h, e a entrada é gratuita.

O Museu Integrado de Óbidos é um patrimônio da cidade e da região, que merece ser visitado e preservado por todos. É um guardião da história e da cultura obidense, que contribui para o desenvolvimento social e cultural do município.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp