17/01/2024 às 10h56min - Atualizada em 17/01/2024 às 10h56min

ICMS vai subir em mais de 10 estados após reforma tributária

Alta é de até 2,5 pontos na alíquota para compensar perdas na arrecadação por causa da PEC e decisões do STF.

Da Redação
Conexão Política

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Foto: Reprodução

BRASIL - Pagadores de impostos de 10 estados brasileiros iniciarão o novo ano com um aumento na alíquota do ICMS, um tributo de competência estadual. Nessas unidades federativas, a taxa foi ajustada em até 2,5 pontos percentuais.

Os estados de Ceará, Paraíba, Pernambuco, Tocantins, Rondônia e Distrito Federal já implementaram o aumento do imposto desde o início do ano. Por outro lado, em Maranhão, Bahia, Paraná, Goiás e Rio de Janeiro, a expectativa é que o ICMS seja elevado até o mês de abril.

A decisão de aumentar o ICMS é considerada uma resposta por parte dos governadores à proposta de reforma tributária. Segundo alguns líderes estaduais, essa reforma prejudicou a arrecadação de diversos estados brasileiros, e o aumento do ICMS é visto como uma forma de compensar as perdas na receita tributária.

De acordo com a versão original da reforma tributária, a parte destinada aos estados na distribuição do novo imposto denominado IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) seria determinada com base na média da arrecadação do ICMS entre 2024 e 2028. No entanto, esse dispositivo foi removido do texto final da reforma que foi aprovada pelo Congresso.

Apesar disso, a decisão de aumentar a alíquota foi mantida mesmo assim pelos governadores. A justificativa apresentada é que o aumento continuará servindo como uma forma de compensar as atuais perdas de receita tributária, após o Supremo Tribunal Federal (STF) considerar inconstitucional a aplicação da alíquota máxima do imposto sobre bens e serviços essenciais.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp