02/01/2024 às 18h59min - Atualizada em 02/01/2024 às 18h59min

Pré-Carnapauxis 2024 atrai multidão no primeiro grito de carnaval em Óbidos

Os Blocos Vai ou Raxa e Pai a Pinga agitaram os foliões até às 23h

Por: Marcos Cantuário
Ascom-PMO

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Pré-Carnapauxis 2024 atrai multidão | Fotos: Rodrigo Rodrigues (Drone) Odirley Santos


ÓBIDOS - É Carnapauxis outra vez, na capital da folia. A cidade de Óbidos, localizada na parte mais estreita e profunda do Rio Amazonas, oeste do Pará, também conhecido como estreito de Óbidos, transforma-se no destino preferido de milhares de pessoas que procuram um carnaval diferente e genuíno para brincar a temporada momesca na região. E por aqui a festa começa mais cedo.

 
Na última segunda-feira, 01, a Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – Semcult, realizou o primeiro Pré-Carnapauxis de 2024. O evento reunião milhares de pessoas que se divertiram ao som de marchinhas de carnaval e ritmos elétricos variados com os hits do momento.
 
Reunindo dois blocos tradicionais da cidade, o arrastão saiu da Praça São Francisco – reduto do Bloco Vai ou Raxa, enquanto ao som de marchinhas a banda do Bloco Pai da Pinga, do bairro de Santa Terezinha que tem como símbolo um boi de pano, agitou a multidão percorrendo algumas ruas até à Praça da Cultura onde a festa continuou até às 23h.



Superando as expectativas, o primeiro grito de carnaval na terra do Mascarado Fobó já deu o tom de como será o Carnapauxis 2024.

“É sempre muito bom o carnaval de Óbidos e visitar a cidade que é a alegria contagiante dessa linda festa. Supera nossa expectativa como sempre, esse primeiro grito de carnaval está sendo ótimo”, disse uma foliã visitante.
 
“Pra mim o carnaval de Óbidos sempre foi maravilhoso, e eu não perco, todo ano estou aqui. Não tem nada igual”, disse outra brincante.

Se por um lado, os foliões veteranos já reservam a data para brincar o carnaval em Óbidos, por outro lado, tem gente nova que está brincando a Festa do Mascarado Fobó pela primeira vez, como é o caso da jovem Helyara Silva de Oriximiná, e o que será que ela achou da festa?

“É a primeira vez que eu venho no primeiro grito de Óbidos e me surpreendeu muito, eu nunca pensei que ia ser tão animado assim. Eu estou muito feliz e venho nos próximos anos e no carnaval oficial”, respondeu empolgada a oriximinaense.



A festa continua

No próximo domingo (07/01) a festa continua com a saída dos Blocos Mirim Unidos do Umarizal e Serra da Escama. A concentração e saída será do canto do Seu Augusto, bairro de Lourdes. Óbidos te espera de braços aberto para brincar o melhor carnaval da rua a Amazônia.

“Tradicionalmente, Óbidos se torna aquela cidade que recebe os visitantes na região oeste do Pará para dar início no carnaval. A gestão do prefeito Jaime Silva está trabalhando para fazer um carnaval inesquecível, um Carnapauxis que vai ficar na história desta cidade. Teremos ainda muitas surpresas para a população obidense e para todos os visitantes que escolhem a nossa cidade para se divertir. Oriximiná, Santarém, Juruti, Faro, Terra Santa, Curuá, Alenquer e todas as cidades da região vêm para Óbidos porque a cidade sabe fazer evento de excelência e tem um povo que sabe comemorar e sabe receber, um povo acolhedor que brinca e valoriza suas tradições. Isso para nós é motivo de orgulho. A festa está só começando! Então, venham todos brincar no maior e melhor carnaval de rua da Amazônia”, convidou e finalizou Luís Carlos Queiroz, Secretário Municipal de Cultura e Turismo.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp