19/12/2023 às 16h56min - Atualizada em 19/12/2023 às 16h56min

Em 2023, Barco Hospital Papa Francisco ultrapassa marca de 122 mil atendimentos

Os trabalhos de 2024 do Barco Hospital Papa Francisco se iniciarão pelo município de Porto de Moz, entre os dias 18 e 25 de janeiro.

Da Redação
Ag. Pará

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Fotos: Ag. Pará

PARÁ - Em atividade no Pará desde setembro de 2019, o Barco Hospital Papa Francisco já realizou mais de 122 mil atendimentos de saúde às pessoas de comunidades ribeirinhas em diferentes localidades do Estado. O serviço é uma iniciativa do Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus.

O projeto tem como missão levar às comunidades que residem em locais de difícil acesso terrestre, atendimento qualificado de saúde, através do Sistema Único de Saúde (SUS). O Barco tem capacidade de realizar cirurgias de baixa e média complexidade, o que já incluiu partos em duas ocasiões. Em mais de quatro anos de serviços, já foram realizadas 86 expedições em municípios situados no Baixo Amazonas, Calha Norte, Xingu e Tapajós.

A secretária de Saúde do Pará, Ivete Vaz, falou sobre os números alcançados pela iniciativa. "É sempre muito gratificante ver o saldo de iniciativas tão valiosas quanto a do Barco Hospital Papa Francisco, que cumpre nossa missão de levar saúde para todos os lugares do nosso estado. Esperamos ver esse número de 120 mil atendimentos aumentar ainda mais, contamos com o bom trabalho de todos os envolvidos", afirmou.

Além dos procedimentos, o Barco possui espaço, equipamento e profissionais aptos a realizarem consultas médicas e odontológicas, exames laboratoriais e de imagem, dispensação de medicação e internações. Cada expedição conta com a participação de 30 profissionais, o que inclui voluntários. Existem ainda as especialidades médicas fixas de todas as expedições, como clínica geral, oftalmologia, pediatria, radiologia, porém, sempre é pensado em adaptar o perfil de atendimento pensando na demanda de cada comunidade que receberá a embarcação.

Contando todos os procedimentos realizados no Barco Hospital, o espaço já realizou quase 419 mil serviços de saúde, incluindo o período mais agudo da pandemia da covid-19, quando esteve dedicado exclusivamente ao atendimento de pessoas com suspeita da doença e dando apoio na transferência de casos graves da covid. Ao todo, foram 21 mil atendimentos de quadros suspeitos ou confirmados de contaminação pelo coronavírus.

A última expedição de 2023 foi a 86ª e aconteceu no município de Óbidos, no Baixo Amazonas. Ao todo, 880 pessoas foram atendidas, resultando em 6.607 serviços de saúde prestados durante os dias 7 e 14 de dezembro. Foram cerca de 750 consultas médicas, 500 procedimentos e consultas odontológicas, 2.500 exames, 81 cirurgias, entre outros.

O coordenador do Barco Hospital Papa Francos, o Frei Afonso Obici, falou sobre a 86ª expedição. "Levamos para Óbidos as especialidades médicas de ginecologia, pediatria, dermatologia, oftalmologia, clínico geral, cirurgia geral, anestesiologia e urologia, além de tratamento odontológico. Precisamos fazer algumas visitas domiciliares devido à seca e estiagem, muitos idosos e deficientes não conseguiam chegar à embarcação. Para gente é uma alegria e uma satisfação poder concluir o ano de 2023 com sucesso com mais essa expedição, levando saúde especializada, humanizada e de qualidade para nossa população", declarou.

Uma das pessoas atendidas na expedição de número 86 foi a agente comunitária Lucijane Leite, que mora na comunidade de São Lázaro. Para ela, é uma alegria receber o Barco Hospital próximo a sua casa. "É uma felicidade imensa, estamos muito contentes com essa oportunidade. Eu agradeço muito a vinda da expedição para atender a nossa e outras comunidades. Foi muito bom ter as consultas com os médicos especialistas e os exames, já que muitas pessoas não conseguem ir até outras cidades para serem atendidos”, afirmou. 

Os trabalhos de 2024 do Barco Hospital Papa Francisco se iniciarão pelo município de Porto de Moz, entre os dias 18 e 25 de janeiro.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp