06/12/2023 às 11h07min - Atualizada em 06/12/2023 às 11h07min

Governo do Pará inicia a fase de pavimentação da vicinal Cuamba, em Alenquer

A obra toda prevê a construção e pavimentação de 53 quilômetros da via, beneficiando diretamente cerca de 6 mil pessoas

Da Redação
Ag. Pará

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Foto: Divulgação

ALENQUER - A obra de construção e pavimentação da  PA-418 (vicinal Cuamba), em Alenquer, no Baixo Amazonas, chegou à etapa de aplicação do asfalto. As equipes da Secretaria de Estado de Transportes (Setran) iniciaram essa fase no trecho da comunidade Murumuru. 

Ao todo, a obra prevê a construção e pavimentação de 53 quilômetros da vicinal. A obra avança após os trabalhos de terraplanagem e instalação de rede de drenagem de águas pluviais.

Vivem ao longo da rodovia cerca de seis mil pessoas. Denise Tavares, mãe do estudante José Elias (11), moradora da comunidade Murumuru, detalha que a realidade da vicinal sem asfalto é muito difícil para que os alunos cheguem até a escola. “A chegada desse asfalto vai facilitar muito para os alunos porque a gente tem a maior dificuldade em questão do transporte. Porque no período chuvoso fica muito difícil o transporte chegar até aqui na nossa escola, no verão é a poeira que é grande, tudo isso prejudica muito as crianças, tanto para ir para a escola como para a saúde”, disse a mãe do estudante.

A obra da vicinal Cuamba iniciou em setembro deste ano e tem prazo de conclusão de 24 meses. Para o secretário de Estado de Transportes, Adler Silveira, a celeridade da obra é importante para garantir a integração daquela região, pois a vicinal Cuamba interliga Monte Alegre e Alenquer a partir da integração da PA-255 com a PA-427, “garantindo o direito de ir e vir a população com segurança, e principalmente levando para aquela região investimentos em infraestrutura em transportes que garantem melhorias na logística, otimizando a produção, e consequentemente gerando emprego e renda para quem vive no Baixo Amazonas ", destacou.

A pavimentação da vicinal Cuamba é mais uma obra na região da Calha Norte, com investimento do Tesouro do Estado superior a R$ 100 milhões. Para dar agilidade ao trabalho, a obra foi dividida em três lotes: lote 1 contendo 16 quilômetros, lote 2 com 17 quilômetros  e o terceiro de 18,82 quilômetros de extensão, todos localizados entre o entroncamento da PA-255 ao entroncamento da PA-427, em Alenquer. Ainda serão construídas duas pontes em concreto armado.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp