06/12/2023 às 09h00min - Atualizada em 06/12/2023 às 09h00min

Politicamente incorreto? Lula usa termo caixa-preta em programa

A ministra Marina Silva diz que a expressão é pejorativa para as pessoas negras

Da Redação
Pleno News

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Presidente Lula Foto: Ricardo Stuckert / PR

BRASIL - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ousou usar um termo “caixa-preta”, criticado por sua colega, a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, durante transmissão ao vivo nas suas redes sociais.

Ao lado de Aloizio Mercadante, o petista defendeu o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que sempre criticou o uso do banco para financiar ditaduras na América Latina e na África.

– O cidadão [Bolsonaro] disse que abriu a caixa-preta do BNDES, na verdade, encontrou a cara dele. Foi a cara da mentira, de alguém que não diz a verdade nunca – disse Lula.

Marina Silva não concorda com esse termo. Para ela, trata-se de uma forma pejorativa de falar das pessoas negras.

Durante sessão da CPI das ONGs no final de novembro, a ministra do Meio Ambiente corrigiu o presidente dos trabalhos Plínio Valério (PSDB-AM), que usou a mesma expressão.

Na ocasião, Plínio declarou que a CPI conseguiu abrir a “caixa-preta” das ONGs e a ministra não gostou.

– Caixa-preta não, senador. Isso é uma forma pejorativa de se dirigir às pessoas pretas. Preta sou eu que estou aqui do seu lado – disse Marina.

Sempre é bom lembrar que caixa-preta é o nome dado a um aparelho utilizado em aviões, que serve para registrar informações importantes sobre o voo, como mensagens enviadas e recebidas à torre, condições do avião, conversas dentro da cabine, a variação da velocidade, entre outros. Antigamente, esses dispositivos dos aviões eram da cor preta, por isso foram denominados assim, atualmente eles são de cor laranja.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp