06/12/2023 às 09h00min - Atualizada em 06/12/2023 às 09h00min

Politicamente incorreto? Lula usa termo caixa-preta em programa

A ministra Marina Silva diz que a expressão é pejorativa para as pessoas negras

Da Redação
Pleno News

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Presidente Lula Foto: Ricardo Stuckert / PR

BRASIL - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ousou usar um termo “caixa-preta”, criticado por sua colega, a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, durante transmissão ao vivo nas suas redes sociais.

Ao lado de Aloizio Mercadante, o petista defendeu o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que sempre criticou o uso do banco para financiar ditaduras na América Latina e na África.

– O cidadão [Bolsonaro] disse que abriu a caixa-preta do BNDES, na verdade, encontrou a cara dele. Foi a cara da mentira, de alguém que não diz a verdade nunca – disse Lula.

Marina Silva não concorda com esse termo. Para ela, trata-se de uma forma pejorativa de falar das pessoas negras.

Durante sessão da CPI das ONGs no final de novembro, a ministra do Meio Ambiente corrigiu o presidente dos trabalhos Plínio Valério (PSDB-AM), que usou a mesma expressão.

Na ocasião, Plínio declarou que a CPI conseguiu abrir a “caixa-preta” das ONGs e a ministra não gostou.

– Caixa-preta não, senador. Isso é uma forma pejorativa de se dirigir às pessoas pretas. Preta sou eu que estou aqui do seu lado – disse Marina.

Sempre é bom lembrar que caixa-preta é o nome dado a um aparelho utilizado em aviões, que serve para registrar informações importantes sobre o voo, como mensagens enviadas e recebidas à torre, condições do avião, conversas dentro da cabine, a variação da velocidade, entre outros. Antigamente, esses dispositivos dos aviões eram da cor preta, por isso foram denominados assim, atualmente eles são de cor laranja.

Portal Obidense  Publicidade 790x90


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp