20/11/2023 às 08h59min - Atualizada em 20/11/2023 às 08h59min

Hospital do Baixo Amazonas alerta para riscos do excesso de açúcar na alimentação

Acadêmicas de nutrição da Unama aproveitaram o Dia Mundial do Diabetes para orientar usuários e colaboradores sobre uma vida mais saudável

Da Redação
Ag. Pará

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Foto: Divulgação

SANTARÉM - "Achei muito interessante. Elas falaram sobre o que temos fazer para evitar o diabetes. Eu não imaginava que esses alimentos tinham tanto açúcar e poderiam ajudar no desenvolvimento da doença", admitiu Necy Barbosa, 47 anos, que acompanhava a filha à consulta com oftalmologista e recebeu as orientações sobre os perigos do açúcar. Ela mora no município de Altamira, no sudoeste do Pará, mas estava no ambulatório do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, oeste do estado, quando participou da ação. "Gostei muito e vou me atentar mais aos cuidados", ressaltou.

Colaboradores, pacientes e acompanhantes participaram, no HRBA, de uma ação na última sexta-feira (17), em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado no último dia 14.

As acadêmicas do curso de Nutrição da Universidade da Amazônia (Unama) Isabella Cioffi e Nayara Santos apresentaram embalagens de alimentos industrializados junto com a quantidade de açúcar que cada item possui. 

Elas orientaram o público presente no hall do elevador e no ambulatório da unidade sobre os cuidados na alimentação e deram dicas de uma vida mais saudável para evitar problemas com o diabetes.

"Mostramos um pouco do nosso consumo de açúcar no dia a dia, que às vezes a gente nem sabe. Ressaltamos a importância de se ler os rótulos dos alimentos industrializados e também de preferir uma alimentação mais saudável, rica em fibras, que vai ajudar no controle da glicemia", explicou a acadêmica Nayara Santos.

Feridas - As duas estudantes estão no oitavo semestre do curso e são estagiárias no Hospital Regional, através da Universidade com a Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) do hospital, que pertence ao Governo do Pará e é administrado pelo Instituto Social Mais Saúde.

"Explicamos sobre o excesso de açúcar que esses alimentos têm e como isso pode prejudicar a saúde das pessoas. Foi uma ideia das meninas fazer essa orientação e abordamos tanto os nossos colaboradores quanto os usuários do ambulatório. Temos, inclusive, um atendimento dedicado ao tratamento de feridas e é muito importante que estes pacientes controlem a glicose para que a lesão possa ser curada mais rapidamente ", destacou a nutricionista e preceptora das estudantes, Larissa Sarrazim.

Segundo o Ministério da Saúde, o Diabetes é uma síndrome metabólica decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos de metabolização da glicose. A doença se caracteriza pelas altas taxas de açúcar no sangue de forma permanente e pode causar uma série de complicações.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas.

Prevenção - Referência em alta e média complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 30 municípios do oeste paraense, o HRBA também trabalha com ações para incentivar a prevenção e detecção precoce de doenças.

"Mais do que tratar as enfermidades, queremos que nossos usuários e colaboradores tenham informação suficiente para escolher uma vida mais saudável, o que acarreta em uma qualidade de vida muito maior. Orientações como essa são muito importantes para que consigamos fazer melhores escolhas e tenhamos muito mais saúde e bem-estar", afirmou o diretor-geral da unidade, Gean Francisco Cercal.

Serviço:  O HRBA presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.

A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Ela funciona na avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp