15/11/2023 às 13h40min - Atualizada em 15/11/2023 às 13h40min

Governo do Estado beneficia região do Baixo Amazonas com obras da Cosanpa

Obras estão em andamento nos município de Santarém, Oriximiná e Alenquer. São milhões investidos em saneamento básico na região

Texto: Meliny Campos - Ascom/Cosanpa
Portal Obidense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

PARÁ - O Governo do Estado continua investido nas obras na região do Baixo Amazonas, através da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). São 5 obras de saneamento nos município de Alenquer, Oriximiná e Santarém, onde estão sendo construídos reservatórios e novas estações de tratamento de água e de esgoto. Todas em andamento, o objetivo das obras é de melhorar cada vez mais os serviços fornecidos pela Cosanpa na região.

Em Santarém, na Vila Balneária de Alter do Chão, está sendo construído o primeiro Sistema de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário. O poço já construído tem 210 m3/h de vazão e dois reservatórios com capacidade de 400m3 e 300m3. Serão 39 km de rede de distribuição e 2.130 ligações domiciliares.

Com o serviço de implantação de rede sendo executado, nesta etapa também estão sendo feitas limpezas das áreas onde será construída a estação de tratamento de esgoto, uma obra de aproximadamente 83 milhões de reais. Serão 25 Km de rede coletora de esgoto, 1.035 ligações domiciliares.

No bairro da Conquista está acontecendo a reconstrução do reservatório com a capacidade de armazenar em média 3 milhões de metros cúbicos de água, um investimento que somará mais de 5 milhões de reais, e vai beneficiar 150 mil santarenos.

Para o gestor da companhia na região do Baixo Amazonas, Juca Pimentel, é muito importante que as obras avancem a cada dia. "Concluir essas obras é um compromisso da Cosanpa com a comunidade, e todos nós moradores vamos ganhar. Em Alter do Chão, por exemplo, além dos moradores, os visitantes também serão beneficiados com saneamento básico, representando mais saúde. Por isso a importância dos investimentos em nossa região", comentou Juca Pimentel.

Em Oriximiná, serão investidos mais de 49 milhões de reais. A nova ETA está com 90% dos reparos concluídos. Nesta fase, a permeabilização do reservatório apoiado foi finalizada e novas bombas foram compradas. Na urbanização, calçadas e drenagem estão em andamento.

Já em Alenquer, a casa química da nova estação está 50% concluída, incluindo cimbramento, aplicação de lona plástica para recebimento de armação e concretagem da laje de cobertura, ao todo um investimento de mais de 59 milhões de reais.

Segundo o engenheiro responsável pelas obras, tanto em Alenquer, quanto em Oriximiná, Brandon Souza, os serviços estão avançando a cada dia, e tudo está sendo feito nos mínimos detalhes para entregar as obras com modernidade e tecnologias avançadas. "O sistema de abastecimento das duas obras terão automatização para apontar e ativar os sistema na falta ou excesso de água, além das possíveis falhas no abastecimento para que sejam corrigidas. A compra da tubulação em PEAD das adutoras e bombas já foi finalizada", contou Brandon.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp