07/11/2023 às 22h06min - Atualizada em 07/11/2023 às 22h06min

Nova lista para deixar Gaza é liberada; brasileiros seguem fora

Grupo de 605 pessoas foi autorizado a deixar o enclave nesta terça-feira

Da Redação
Pleno News
Veículos cruzam a fronteira entre Gaza e o Egito Foto: EFE/EPA/STR

MUNDO - Uma nova lista de estrangeiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza foi divulgada nesta terça-feira (7). A quinta edição, que inclui 605 pessoas com cidadanias de oito países, novamente não inclui cidadãos brasileiros. O novo rol de estrangeiros liberados para deixar o enclave inclui pessoas provenientes da Alemanha, Romênia, Ucrânia, Canadá, França, Moldávia, Filipinas e Reino Unido.

Segundo governos estrangeiros, estão em Gaza cidadãos de 44 países, bem como trabalhadores de 28 agências, incluindo organismos da ONU. Ao todo, os estrangeiros totalizariam cerca de 7,5 mil pessoas em Gaza. O Egito estima que 500 pessoas cruzem a fronteira diariamente.

No grupo que foi autorizado a deixar Gaza nesta terça, a maioria dos cidadãos é da Alemanha, com 159 pessoas. Na sequência aparecem a Romênia, com 104; a Ucrânia, com 102; o Canadá, com 80; a França, com 61; a Moldávia, com 51; as Filipinas, com 46; e, por fim, o Reino Unido, com duas pessoas.

A passagem de Rafah, por onde estrangeiros em Gaza têm deixado o enclave palestino, foi reaberta nesta segunda (6) após dois dias fechada. Havia a expectativa de que os brasileiros seriam autorizados a sair até esta quarta (8), mas com o fechamento da fronteira no último sábado (4), os planos podem mudar.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp