02/11/2023 às 09h48min - Atualizada em 02/11/2023 às 09h48min

Câmara dos Deputados aprova criação da Bancada Negra

O grupo terá direito de participar da reunião de líderes com poder de voz e voto

Da Redação
Pleno News

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Talíria Petrone, Antonio Brito e Benedita da Silva Fotos: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

BRASIL - Nesta quarta-feira (1º), a Câmara dos Deputados aprovou a criação da Bancada Negra. O grupo parlamentar temático passará a defender pautas e projetos ligados à questão racial.

A criação se dá através da aprovação do Projeto de Resolução (PRC) 116/23, de autoria dos deputados Talíria Petrone (PSOL-RJ) e Damião Feliciano (União-PB).

Após a votação, a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) se emocionou e disse que finalmente tem uma bancada onde ela se identifica.

– Neste momento, me sinto recompensada. Agora tenho uma bancada, que vai dar continuidade a uma luta – disse a parlamentar.

Talíria Petrone também comemorou a aprovação do texto.

– Nada mais justo para um Brasil que não avançou na democracia racial – disse a psolista.

O relator foi o deputado Antonio Brito (PSD-BA) que propôs várias mudanças para a bancada. A primeira delas é que a Bancada Negra terá um coordenador-geral e três vice-coordenadores. Outra diferença é que o grupo poderá participar da reunião de líderes e, assim, participar da definição de pautas de votações do Plenário, com direito a voz e voto.

Além disso, o grupo de deputados também terá direito a usar a palavra, por cinco minutos semanalmente, durante o período destinado às Comunicações de Liderança, para expressar a posição dos seus integrantes.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp