28/10/2023 às 08h58min - Atualizada em 28/10/2023 às 08h58min

Barco Hospital Papa Francisco encerra a 83ª expedição com mais de 7 mil atendimentos

No Baixo Amazonas, comunidades que vivem em áreas de difícil acesso tiveram assegurados consultas, exames, cirurgias e até partos

Da Redação
Ag. Pará

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Foto: Divulgação

PARÁ - Com mais de quatro anos levando serviços de saúde para comunidades ribeirinhas de difícil acesso por via terrestre, o Barco Hospital Papa Francisco encerrou sua 83ª expedição com mais de 7 mil atendimentos, desta vez no município de Faro, localizado no Baixo Amazonas.  

O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), executado em parceria com a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus.

Mesmo com as dificuldades impostas pelo período de seca dos rios da região, o coordenador do projeto, Frei Afonso Obici, fez uma avaliação positiva da incursão voltada à assistência em saúde:

“Desde o início enfrentamos problemas por questões climáticas, mas conseguimos um bom lugar para atracar a embarcação e ofertar os serviços para a população ribeirinha de Faro. É uma satisfação poder contribuir nesse período de extrema seca na nossa região para que as pessoas possam receber uma saúde humanizada e de qualidade”, declarou.

Nesta expedição, dois partos cesarianos foram realizados no Barco Hospital. De acordo com as equipes médicas, por coincidência, um parto havia sido realizado pelo projeto na primeira expedição do Barco Hospital, também na cidade de Faro.

Atendimentos - A 83ª expedição ocorreu entre os dias 19 e 25 de outubro deste ano. Ao todo, foram realizadas 980 consultas médicas, divididas entre as especialidades: clínica geral, ortopedia, oftalmologia, pediatria, ginecologia, anestesiologia e cirurgia geral. Em odontologia, foram realizadas 142 consultas e 310 procedimentos.

Na área de exames, foram totalizados mais de 3.000 deles, divididos em laboratoriais, mamografia, métodos gráficos, oftalmológicos, raio-x e ultrassonografia. Foram realizados 1.077 serviços de triagem de enfermagem, além da distribuição de mais de 642 kits de farmácia.

O Barco Hospital Papa Francisco, nesta expedição, contou com uma equipe de mais de 30 profissionais, incluindo médicos voluntários. A embarcação possui capacidade para realização de cirurgias baixa, média e grande complexidade. Na 83ª expedição, foram realizadas 154 cirurgias, além de 46 internações.

A próxima expedição do Barco atenderá a população ribeirinha do município de Prainha, entre os dias 9 e 16 de novembro.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp