09/10/2023 às 16h09min - Atualizada em 09/10/2023 às 16h09min

Regional do Tapajós realiza programação pelo Outubro Rosa

Mês destaca a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, com a oferta de diversos serviços gratuitos para as mulheres da região

Da Redação
Ag. Pará

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Foto: Divulgação

ITAITUBA - Com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar das mulheres da região oeste do Pará, o Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, organizou uma programação especial - que se estende até o próximo dia 28 - e que tem como focos a conscientização e prevenção ao câncer de mama.

Durante todo o mês, serão realizadas diversas ações e eventos para disseminar informações sobre a importância do autoexame, da mamografia e dos cuidados com a saúde feminina. Em média, são realizadas cerca de 30 mamografias por mês. Desde que esse tipo de atendimento começou a ser ofertado, 1.202 exames foram realizados na unidade, atendendo pacientes de várias cidades da região de integração do Tapajós. 

“Primeiramente, é fundamental realizar o autoexame das mamas regularmente. Essa prática simples e rápida pode ajudar a identificar qualquer alteração suspeita, como nódulos ou mudanças na textura da mama. Caso perceba algo diferente, é importante procurar um médico para uma avaliação mais detalhada. Além disso, é fundamental adotar um estilo de vida saudável, que inclua uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos. Esses hábitos contribuem para manter o peso adequado e reduzir o risco de desenvolver doenças relacionadas às mamas, como o câncer de mama”, frisou a médica mastologista, Bruna Vancellote, que participou da abertura do evento, na última sexta-feira (06).

A programação do "Outubro Rosa" do Regional do Tapajós foi definida pela Comissão de Humanização da unidade e contará com palestras ministradas por profissionais especializados, que abordarão temas como a necessidade do autoexame, os fatores de risco para o câncer de mama e as formas de prevenção. Além disso, serão oferecidos serviços de mamografias, colposcopia, consulta em genecologia, consulta em mastologia, ultrassom de mama, atualização do calendário vacinal, garantindo o acesso das mulheres da região.

O diretor geral da unidade, Matheus Coutinho, reconhece a importância da realização de exames abertos à comunidade durante o "Outubro Rosa". 

“Essa iniciativa é fundamental para conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Oferecer uma vasta programação é uma maneira de garantir que mais mulheres tenham acesso aos cuidados de saúde necessários. Esperamos atender um grande número de mulheres”, declarou.

Serviço: Administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Sespa, o Hospital Regional do Tapajós conta com 153 leitos de internações, sendo 81 clínicos cirúrgicos, 19 clínicos médicos, 20 UTI adulto, 10 UTI pediátrica, 10 UTI neonatal, 8 ginecológicos e obstétricos e 5 leitos UCI Canguru.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp