05/10/2023 às 19h11min - Atualizada em 05/10/2023 às 19h11min

Prefeitura de Óbidos inicia Campanha Conexão Saúde da Mulher

Iniciativa visa promover a sensibilização sobre o Câncer de Mama e Câncer do Colo de Útero, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuir para a redução da mortalidade

Por: Marcos Cantuário
Ascom-PMO

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Campanha Conexão Saúde da Mulher | Fotos: Odirley Santos/Ascom-PMO

ÓBIDOS - Uma carreata marcou a abertura da Campanha Conexão Saúde da Mulher em Óbidos, oeste do Pará, na última quarta-feira, 04. Com o objetivo de ampliar o acesso da população feminina aos serviços de assistência à saúde da mulher e compartilhar informações sobre o Câncer de Mama e, mais especificamente sobre o Câncer do Colo de Útero, o cortejo percorreu as principais vias da cidade.
 

Promovida pela Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o tema: “Empoderar para promover a saúde da mulher! Eu me amo, eu me cuido”, a iniciativa visa promover também a sensibilização sobre as doenças, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuir para a redução da mortalidade. Luzes na cor rosa iluminaram o Palácio José Veríssimo – Casa de Cultura, enfatizando também o movimento global “Outubro Rosa”.


 
“O governo está se esforçando para promover ao máximo a saúde das mulheres. Precisamos sensibilizar a população para este cuidado, pois a prevenção é importante e pode salvar vidas. Estamos fazendo a nossa parte enquanto gestão, mulheres obidenses façam a parte de vocês também. Ame-se e cuide-se!”, conclamou Alice Silva, Primeira Dama de Óbidos.


 
A Campanha

A Secretaria de Saúde de Óbidos reforça seu compromisso de estar ao lado das mulheres nessa luta, garantindo que todas tenham acesso aos cuidados de saúde necessários para uma vida plena e saudável. Durante a campanha também haverá atenção à Saúde da Mulher com orientações sobre a importância da prevenção, autoexame das mamas, teste rápido para ISTs/Hepatites virais, coleta de PCCU e vacinas.
 
A campanha de coleta de exame citopatológico ocorrerá do dia 04/10 a 27/10, tendo como público-alvo: mulheres com vida sexual ativa. Todas as Unidades Básicas de Saúde do Município estarão de portas abertas para atendimento de segunda a sexta-feira das 7h às 17h.
 


Corujão de Coletas
Nos corujões que ocorrerão às sextas-feiras, nos dias: 06/10, 13/10 e 20/10, as coletas serão realizadas no horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde, estendendo-se até às 22h.
 
“Nossos profissionais da saúde estarão num esforço redobrado durante a campanha para que possamos cuidar da saúde e bem-estar da população feminina obidense. Então se você é mulher obidense, saiba que as portas nas Unidades de Saúde estão abertas sempre, para garantir que todas tenham acesso aos cuidados de saúde necessários”, pontuou Selma Caetano, Secretária de Saúde de Óbidos.
 
Na zona rural ocorrerá de segunda a sexta-feira, no horário de 7h às 17h, além de Mutirão de Saúde em datas pontuais.
 
Considerando a demanda espontânea, a meta é realizar 50 coletas de exames citopatológicos por semana e até o final da campanha ter realizado 3.300 exames no município obidense.
 
A campanha encerrará no dia 27/10 com “Aulão de Ritmos”, Sorteio para as mulheres que fizerem o exame e Premiação para a UBS que realizou mais exames.




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp