27/09/2023 às 09h36min - Atualizada em 27/09/2023 às 09h36min

Doença da urina preta: Amazonas registra 86 casos suspeitos

Estado enfrenta uma onda de casos da doença e preocupa autoridades de saúde. Além de escurecer a cor da urina, a doença de Haff provoca dores musculares, mal-estar e fraqueza

Da Redação
Correio Braziliense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Até o momento, 86 casos suspeitos da doença da urina preta foram notificados. - Foto: Freepik

AMAZONAS - A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVSAM) confirmou um cenário preocupante de rabdomiólise por Doença de Haff no Amazonas. Até o momento, 86 casos suspeitos da doença da urina preta foram notificados no estado, sendo 20 deles apontados apenas no mês de setembro.

Na segunda-feira (25/9), o governo do estado divulgou que dos 86 casos notificados, 49 foram confirmados, 24 descartados e 13 em investigação. Os casos compatíveis correspondem a pessoas residentes em Itacoatiara (36), Manaus (7), Manacapuru (3), Parintins (2) e Nova Olinda do Norte (1). Até o momento, não há óbitos relacionados à doença.
A FVS-RCP esclarece que a equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) no Amazonas realiza rastreio, em parceria com as equipes de Vigilância Epidemiológica municipais, sobre a identificação dos casos que atendem à definição de caso suspeito de rabdomiólise compatível com a Doença de Haff, resultando no quantitativo de 49 casos compatíveis.

A instituição destaca ainda que toda a rede de saúde, incluindo unidades privadas e públicas, da capital e interior, estão sendo orientadas a realizarem o atendimento de casos suspeitos de rabdomiólise.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp