02/09/2023 às 04h42min - Atualizada em 02/09/2023 às 04h42min

Curso ensina alimentação alternativa de bovinos para o período de estiagem

Profissionais da Emater abordaram temas como fornecimento de alimentos convencionais e alternativos, ração e demais suplementos

Da Redação
Ag.Pará

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Foto:Divulgação

PARÁ - Devido às altas temperaturas registradas neste período do ano em todo o Estado, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) realizou na quinta-feira (31) um curso sobre bovinocultura, enfatizando alternativas alimentares para bovinos no período de estiagem, no município de Abel Figueiredo, no sudeste paraense.

O evento contou com apoio da Prefeitura de Abel Figueiredo, por meio das secretarias municipais de Agricultura, Abastecimento e Terras Patrimoniais e de Meio Ambiente.

A palestra abordou o planejamento e a utilização de estratégias de suplementação volumosa mediante o pastejo diferido, utilização de capineira, cana-de-açúcar, fresca ou na forma de silagem, e a suplementação concentrada, com o fornecimento de alimentos convencionais e alternativos, ração e demais suplementos, visando à manutenção de uma boa nutrição de rebanhos bovinos leiteiros em Abel Figueiredo.

Estratégia - “É de extrema importância para os produtores rurais soluções práticas na melhoria da alimentação bovina no período seco, pois sabemos das dificuldades encontradas neste período. A diminuição das chuvas limita a oferta de capim, interfere na qualidade da dieta bovina e reduz a capacidade produtiva do rebanho. Proporcionar alimentação suplementar é uma estratégia eficiente para manter o padrão nutricional dos bovinos e evitar prejuízos à atividade pecuária”, informou a chefe do Escritório Local da Emater em Abel Figueiredo, Queliane Lima da Silva Pessoa.

Mais de 60 produtores participaram das atividades na Comunidade Grapiá. O curso foi ministrado pelo zootecnista do Escritório Local da Emater em Parauapebas, Ailton Souza Silveira.

“Por meio da ação adquirimos conhecimentos técnicos sobre as diversas maneiras de alimentar o gado no período seco. Hoje, a disponibilidade de pastagens é o nosso maior problema, por isso o curso foi tão significativo”, disse o produtor rural Adailton de Jesus Franco.

O agricultor familiar Miquéias Ribeiro de Souza, que já tem experiência com silagem a partir do capiaçu, capim irrigado e pasto rotacionado, ampliou seus conhecimentos no curso. “Estou muito feliz em participar da programação. O curso ampliou os meus conhecimentos sobre alimentação de bovinos”, afirmou.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp