01/09/2023 às 08h44min - Atualizada em 01/09/2023 às 08h44min

Barco Hospital Papa Francisco encerra a 79ª expedição com mais de 5 mil atendimentos

Ação em Terra Santa, no Baixo Amazonas, promoveu 800 consultas médicas entre especialidades como oftalmologia, pediatria, neurologia e dermatologia

Da Redação
Ag. Pará

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Foto: Divulgação

TERRA SANTA - mais de quatro anos levando saúde para comunidades ribeirinhas paraenses, de difícil acesso por via terrestre, o Barco Hospital Papa Francisco concluiu a 79ª expedição. Desta vez, no município de Terra Santa, no Baixo Amazonas. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) executada em parceria com a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus. 

A 79ª expedição foi realizada entre os dias 24 e 30 de agosto e proporcionou mais de cinco mil serviços de saúde realizados para a população da região. Ao todo, foram realizadas mais de 800 consultas médicas, divididas entre as seguintes especialidades: oftalmologia, pediatria, neurologia, dermatologia, anestesiologia e cirurgia geral. 

Em procedimentos e consultas odontológicas, a expedição em Terra Santa totalizou 330 atendimentos. Um dos procedimentos precisou ser realizado com anestesia geral do paciente. Graças ao trabalho dos profissionais e estrutura oferecida pelo Barco Hospital, a cirurgia foi bem-sucedida.

Na parte de exames, a expedição totalizou mais de 1.300 realizados, divididos em laboratoriais, mamografia, métodos gráficos, oftalmológicos, raio-x e ultrassonografia. Foram realizados 914 serviços de triagem de enfermagem, além da distribuição de mais de 400 kits de farmácia.
O Barco Hospital Papa Francisco nesta expedição contou com uma equipe de mais de 30 profissionais, incluindo médicos voluntários. A embarcação possui capacidade para realização de cirurgias baixa e média complexidade. Na 79ª expedição, foram realizadas 87 cirurgias, além de 29 internações.

O coordenador das atividades do projeto, Frei Afonso Obici, falou sobre a 79ª expedição: “É uma satisfação enorme contribuir com as estratégias de saúde do Pará. É sempre uma alegria ouvir os relatos da população e saber que este projeto tem sido uma resposta aos anseios de saúde, além de contribuir para redução das filas de espera para realização de procedimentos e consultas”, afirmou.

O secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho, celebrou o sucesso de mais uma expedição do Barco Papa Francisco: “Ficamos satisfeitos com os números da expedição, são reforço no nosso compromisso de levar saúde por todo o Pará. Recentemente celebramos quatro anos de atuação do Barco Hospital, parabenizo novamente pelo bom trabalho realizado”, declarou.

A 80ª expedição será realizada no município de Curuá, também na região do Baixo Amazonas. O Barco Hospital Papa Francisco atenderá a população da cidade entre os dias 6 e 13 de setembro.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp