29/08/2023 às 14h33min - Atualizada em 29/08/2023 às 14h33min

Lula anuncia novo ministério, feito sob medida para o Centrão

Reforma ministerial está prevista para este segundo semestre e deve formalizar a entrada do PP e do Republicanos no governo

Da Redação
Portal Obidense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Foto: Reprodução/Internet

BRASIL - O presidente Lula (PT) afirmou nesta terça-feira (29) que criará um 38º ministério na primeira reforma ministerial de seu governo, prevista para este segundo semestre de 2023.

Trata-se do Ministério da Pequena e Média Empresa. 

“Nós vamos criar, eu estou propondo a criação do Ministério da Pequena e Média Empresa, das cooperativas e dos empreendedores individuais”, disse o presidente em sua live semanal nesta terça. 

Lula afirmou que a pasta servirá para “cuidar dessa gente que precisa de crédito e de oportunidade”.

Mas, na verdade, a reforma ministerial deste semestre deve servir, acima de tudo, para formalizar a entrada do Centrão, em específico o PP e o Republicanos, na Esplanada de Lula.

Os deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) são cotados há meses para encabeçarem a reforma.

Lula e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tinham reunião prevista em meados de agosto para tratar das trocas nos ministérios. 

único impasse para a entrada é a definição de qual ministério cada um assumirá.

Ainda em julho, o líder governista na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou que a entrada de Fufuca e Costa Filho estava consolidada. Na época, os dois deputados do Centrão havia se reunido também com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT).

A reforma ministerial se dará por meio de Medida Provisória, que precisará ser aprovada pelo Congresso posteriormente.

Até o momento, só houve uma única mudança na composição da Esplanada de Lula, a troca de Daniela Carneiro (sem partido) por Celso Sabino (União Brasil) no comando do Ministério do Turismo. 

Carneiro entregou oficialmente o cargo em julho, após meses de conflito com o União Brasil. Em abril, ela tinha anunciado seu pedido de desfiliação do partido por racha no diretório estadual no Rio de Janeiro.

O União então forçou Lula a trocar o comando do ministério, que é um dos três na cota do partido, junto ao de Comunicações e de Integração e Desenvolvimento Regional.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp