28/08/2023 às 15h03min - Atualizada em 28/08/2023 às 15h03min

Secretário do Meio Ambiente defende combate à pobreza energética na Glocal Experience Amazônia

Durante três dias, evento abordará os desafios da sustentabilidade alinhado à Agenda 2030 e aos ODS

Da Redação
Ag.Amazonas
Foto: Divulgação/Sema

MANAUS - O secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, foi um dos painelistas do primeiro dia da Glocal Experience Amazônia, no sábado (26/08). No encontro, que ocorre no Centro de Manaus, até esta segunda-feira (28/08), ele defendeu o combate à pobreza como primordial para expandir discussões sobre transição energética no país.

“Estamos falando de um compromisso de uma estrutura de política pública ampla o suficiente para que os investimentos pensem, a curto e médio prazo, em uma transição energética urgente. Mas não dá para falar dessa transição se não incluir nesse balanço, ao mesmo tempo, a melhoria da qualidade de vida das pessoas que moram na região”, disse o secretário.

A avaliação foi feita durante o painel “Transição Energética”, que ocorreu no Palácio da Justiça, com a participação também da superintendente de Desenvolvimento de Comunidades da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Val Solidade, e da gerente de ESG e Responsabilidade Social da Eneva, Aline Louise.

Durante o diálogo, os participantes defenderam a necessidade de ampliar, primeiro, o fornecimento de energia para a Amazônia profunda. Val Solidade destacou, por exemplo, a inevitável compra de diesel para que comunidades isoladas tenham acesso a, pelo menos, quatro horas de energia elétrica em suas casas.


“Uma agenda de transição energética só vai parar em pé, primeiro, se os investimentos contemplarem a melhoria da vida das pessoas que moram aqui. Esse é o desafio se a gente quer fazer efetivamente justiça climática: proteção ambiental, com ganho da qualidade de vida para as comunidades”, finalizou Taveira.

Programação

A Glocal Amazônia, que começa neste sábado e segue até segunda-feira (28/08) vai abordar os desafios da sustentabilidade e a construção de um futuro mais promissor para o planeta e a sociedade e está está alinhado à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

A organização do evento espera receber cerca de 30 mil pessoas, para uma agenda que inclui encontro com lideranças globais e representantes locais. A programação é aberta ao público e pode ser conferida em www.glocalexperience.com.br.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp