28/08/2023 às 12h38min - Atualizada em 28/08/2023 às 12h38min

Governo Lula põe na Anatel advogado que escondeu dinheiro em privada

Advogado Mateus de Moura Gomes foi preso pela PF em 2018.

Da Redação
Conexão Politica

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Foto: Reprodução/Internet

BRASIL - O advogado Mateus de Moura Lima Gomes, preso pela Polícia Federal (PF) em 2018, foi designado pelo governo Lula, na última quarta-feira (24), como conselheiro consultivo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 

Gomes foi oficializado na função como representante da Câmara dos Deputados. O mandato será válido até fevereiro de 2026.

A designação foi assinada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que exerce a Presidência em razão da viagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à África.

À época, quando foi alvo de prisão, Gomes foi flagrado pela PF tentando esconder R$ 3 mil em dinheiro na privada de sua residência. Na ocasião, ele havia sido vice-presidente da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e foi apontado como operador financeiro do então vice-governador de Minas, Antonio Andrade.

Tanto Gomes quanto Andrade foram alvos da operação Capitu, da PF, que apurou um suposto esquema de corrupção no Ministério da Agricultura durante o governo Dilma Rousseff (PT).

Quando a operação foi deflagrada, foram cumpridos 19 mandados de prisão, incluindo um investida contra o empresário Joesley Batista, dono da JBS.

A JBS, conforme as investigações da PF, atuava pagando propinas a partidos, políticos e servidores do governo do Dilma, com o suporte de escritórios de advocacia, que atuavam na distribuição do dinheiro.

O método usado para despistar qualquer suspeita foi, segundo a PF, distribuir as propinas em caixas de sapato, caixas de sabão em pó e malas. A atuação teria envolvido dinheiro vivo.

Com isso, a JBS teria sido beneficiada com uma série de medidas, como a regulamentação da exportação de despojos bovinos, proibição do uso de medicamentos veterinários e a federalização das inspeções de frigoríficos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp