28/08/2023 às 12h38min - Atualizada em 28/08/2023 às 12h38min

Governo Lula põe na Anatel advogado que escondeu dinheiro em privada

Advogado Mateus de Moura Gomes foi preso pela PF em 2018.

Da Redação
Conexão Politica
Foto: Reprodução/Internet

BRASIL - O advogado Mateus de Moura Lima Gomes, preso pela Polícia Federal (PF) em 2018, foi designado pelo governo Lula, na última quarta-feira (24), como conselheiro consultivo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 

Gomes foi oficializado na função como representante da Câmara dos Deputados. O mandato será válido até fevereiro de 2026.

A designação foi assinada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que exerce a Presidência em razão da viagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à África.

À época, quando foi alvo de prisão, Gomes foi flagrado pela PF tentando esconder R$ 3 mil em dinheiro na privada de sua residência. Na ocasião, ele havia sido vice-presidente da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e foi apontado como operador financeiro do então vice-governador de Minas, Antonio Andrade.

Tanto Gomes quanto Andrade foram alvos da operação Capitu, da PF, que apurou um suposto esquema de corrupção no Ministério da Agricultura durante o governo Dilma Rousseff (PT).

Quando a operação foi deflagrada, foram cumpridos 19 mandados de prisão, incluindo um investida contra o empresário Joesley Batista, dono da JBS.

A JBS, conforme as investigações da PF, atuava pagando propinas a partidos, políticos e servidores do governo do Dilma, com o suporte de escritórios de advocacia, que atuavam na distribuição do dinheiro.

O método usado para despistar qualquer suspeita foi, segundo a PF, distribuir as propinas em caixas de sapato, caixas de sabão em pó e malas. A atuação teria envolvido dinheiro vivo.

Com isso, a JBS teria sido beneficiada com uma série de medidas, como a regulamentação da exportação de despojos bovinos, proibição do uso de medicamentos veterinários e a federalização das inspeções de frigoríficos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp