22/08/2023 às 14h00min - Atualizada em 22/08/2023 às 14h00min

Óbidos tem campanha de doação de sangue nesta quarta, 23, e quinta, 24; saiba como doar

As coletas serão realizadas no Hospital Santa Casa de Misericórdia de 8h às 17h; a meta é que 200 bolsas sejam coletadas

Por: Érique Figueirêdo
ASCOM-PMO

Portal Obidense  Publicidade 790x90


ÓBIDOS - Óbidos, no Oeste do Pará, recebe nesta quarta (23) e quinta-feira (24), a equipe técnica do Hemocentro Regional de Santarém para realizar a campanha de doação de sangue, que será realizada em parceria com a Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
 

As coletas serão realizadas no Hospital Santa Casa de Misericórdia, das 8h às 17h, localizado na Travessa Rui Barbosa, nº 335, no Centro da cidade.
 
Essa será a primeira ação para estimular a população local a doar sangue. A meta para Óbidos é coletar no mínimo 200 bolsas, que devem ser destinadas para o abastecimento do estoque do Hemocentro Regional, responsável por atender todos os municípios da região Oeste.
 
“No ano passado nós conseguimos alcançar essa meta, mas isso não quer dizer que precisamos apenas de 200 doadores, muito pelo contrário, quanto mais doações tivermos, melhor será para o estoque do Hemocentro. A equipe técnica já chega um dia antes do início da campanha aqui em Óbidos para fazer palestras com alunos, explicando a importância das doações e como esse processo é realizado de forma segura”, explicou Ana Júlia Sarrazin, coordenadora da Agência Transfusional de Óbidos. 
 
Os interessados poderão procurar a Santa Casa no intervalo do almoço, já que a ação de coleta será realizada sem interrupção até às 17h.
 
O que precisa para doar:
 
Estar bem de saúde e alimentado;
Ter entre 16 e 69 anos de idade (16 e 17 anos com autorização dos pais);
Pesar 50 kg ou mais;
É obrigatório apresentar documento de identificação com foto e assinatura de emissão por órgão oficial;
Dormir por pelo menos oito horas no dia anterior ao da doação;
Não ingerir bebida alcoólica no dia anterior ao da doação;
Não fumar por pelo menos duas horas anteriores ao momento da doação;
Tomar um café da manhã leve;
 
Quem não pode doar
 
Portadores de doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.
 
Medicamentos: alguns medicamentos impedem a doação. Portanto fale para o profissional de saúde que for lhe entrevistar os remédios que está utilizando.
 
Vacinas: As vacinas impedem temporariamente a sua doação. Por isso, aproveite para doar sangue antes de tomar a dose da vacina.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp