17/08/2023 às 14h00min - Atualizada em 17/08/2023 às 14h00min

Agremiações folclóricas mantém a tradição das disputas no Festival do Acari do Distrito do Flexal

Apresentações dos Acaris Pérola Negra e Pedra Dourada valorizam aspectos culturais e do cotidiano do Flexal

Por: Érique Figueirêdo
ASCOM-PMO
Festival do Acari do Distrito do Flexal | Fotos: Odirlei Santos/ ASCOM-PMO
ÓBIDOS - O tradicional Festival do Acari realizado no Distrito do Flexal, distante 90km da sede do município de Óbidos, tem entre as suas peculiaridades a disputa entre duas agremiações culturais, que a exemplo dos grandes festivais da região amazônica, tem como figuras principais os animais, nesse caso, o peixe acari, símbolo maior da festa, que em 2023 completa 33 anos de história.
 
A paixão flexalense fica dividida entre o “Acari Pérola Negra” e o “Acari Pedra Dourada”, que duelam há seis anos, ressaltando por meio das artes cênicas, músicas autorais e danças, os costumes dos moradores do distrito, a cultura local e a história da região que concentra a maior população de Óbidos fora da cidade.
 
A coordenação apresenta todos os anos um tema central para garantir que o sentido da festa seja a valorização da tradição do festival. Neste ano, o tema é “Flexal, terra de um povo guerreiro”. 


 
“Essas apresentações começaram com as escolas daqui do Flexal, depois surgiu o Pérola Negra e o Pedra Dourada. Hoje essa nossa apresentação cresceu muito, graças a Deus. Isso mostra que o nosso povo gosta de cultura e faz questão de participar. Estamos muito felizes e agradecidos pela presença de todos e pelo trabalho realizado pelas duas equipes”, comemorou o vereador Mário do Mingote, um dos coordenadores do festival. 
 
Entre os itens defendidos, ambas as agremiações levam para arena, apresentador, responsável por animar o público, cantador, letra e música autoral, mitos e lendas, cabocla do acari, torcida e o acari evolução, um dos itens mais aguardados pelos brincantes que vibram com a entrada da alegoria que representa o peixe símbolo da disputa e ícone das duas equipes.


 
Legado social e cultural
 
Mais do que valorizar a cultura, os acaris deixam um legado social para o Flexal nos meses que antecedem o festival. 
 
Rosemeri Bentes, presidente do Acari Pérola Negra, ressalta que o período de preparação envolve dezenas de jovens e adultos, que se dedicam diariamente aos ensaios das apresentações e na construção das alegorias.
 
Com poucas opções para a inclusão social, os trabalhos das agremiações figuram como oportunidade para revelar talentos e evitar que muitos se envolvam com drogas e bebidas alcoólicas.
 
“Esse trabalho apresenta a nossa cultura que muitos não conhecem, até mesmo filhos daqui. Fazemos um trabalho que exige muita dedicação e força de vontade, e o envolvimento dos jovens é muito importante. São dias e noites em que eles estão conosco, e nós entendemos que essa dedicação evita que eles se envolvam em coisas erradas, que infelizmente sempre têm por aqui”, ressalta Rosemeri.
 
Para Ícaro Frois, presidente do Acari Pedra Dourada, os acaris são também fonte de conhecimento que, por meio das encenações, músicas e danças, apresentam para as atuais gerações a verdadeira cultura e história do Flexal.
 
“A nossa cultura de antigamente está sendo resgatada, lembrando costumes dos nossos ancestrais que hoje nós não vemos mais, não conhecemos, principalmente os mais jovens. Tudo o que nós aprendemos é o que nos ensinaram e, é nosso dever repassar essa tradição cultural e histórica para as nossas próximas gerações e o festival com as apresentações, também colabora para isso”, pontua Ícaro.


 
Apoio
 
A Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Semcut), é uma das incentivadoras do evento, colaborando com a escolha de jurados, coordenação das apresentações e com apoio financeiro para a realização do festival.
 
O secretário adjunto da Semcut, Gracivaldo Andrade, destacou o trabalho que está sendo realizado para resgatar e apoiar as manifestações culturais existentes em todo o município.
 
“A nossa gestão trabalha para valorizar e apoiar aqueles que fazem a cultura do nosso município. Porque além de ser um festival do Flexal é também parte da cultura do obidense. Então isso pra gente é muito importante, por isso o governo municipal, por meio do prefeito Jaime Silva, tem valorizado e feito questão que nós estivéssemos aqui para demostrar o nosso total apoio e participação”, destacou o secretário.
 
As disputas entre Pérola Negra e Pedra Dourada iniciaram na noite de quarta-feira (16) e encerram nesta quinta-feira (17). Logo após, será feita a apuração para anunciar o grande vencedor deste ano.
 
A programação do Festival do Acari segue até sábado (19) com programação esportiva e musical.





Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp