15/08/2023 às 07h10min - Atualizada em 15/08/2023 às 07h10min

Alenquer se prepara para resgate cultural folclórico de Zé Matuto e Matutando | Portal Obidense

O evento cultural que estava adormecido retorna neste mês de agosto. Será no dia 26/10 com a apresentação dos grupos que fazem parte dessa tradição do povo Ximango

Por: Marcelo Luiz

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Resgates da Cultura Alenquerense

ALENQUER - A tradição folclórica dos grupos Zé Matuto e Matutando iniciou nos anos 80, com a participação da comunidade alenquerense, principalmente os que residiam nos bairros Luanda e Aningal.

Após um longo período paralisado e apenas no inconsciente da população ximanga, a prefeitura de Alenquer através da Secretaria de Cultura e Turismo irá fazer o regate de movimento cultural, retornando com as apresentações em formato de disputa, como acontecia no passado.

Historia dos Grupos



Zé Matuto

O grupo Folclórico foi fundado inicialmente com o nome “Quadrilha Maluca da Luanda” na década de 80, tendo como primeiro título no ano de 1989, quando disputou com o grupo Matutando em Férias, evento que na época ocorria no Clube Xeque Mate.

O grupo era formado na maioria por moradores do bairro da Luanda, com as cores vermelho e branco em homenagem ao Internacional Atlético Clube (time do bairro). Atualmente o grupo folclórico possui 4 títulos do festival em sua história e seu mascote símbolo é uma águia.



Matutando

O grupo fundado em 1988, por jovens moradores do bairro Aningal, tendo seu primeiro título apenas em 1994 quando o evento foi realizado na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), levando em suas indumentárias as cores azul e branco e anos depois incluindo a cor verde, pois em sua existência sempre se preocupou com as questões ambientais da Amazônia. Seu mascote era a arara azul, simbolizando a grande preocupação com a extinção da espécie.

Durante o mês de agosto a prefeitura municipal de Alenquer através do prefeito Tom Farias e sua coordenação, estarão a divulgar mais detalhes sobre o evento e de acordo com o próprio gestor municipal, esse ano terá um investimento alto para que o público presente possa relembrar como eram as apresentações na década de 80.


Portal Obidense  Publicidade 750x90



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp