06/07/2023 às 16h26min - Atualizada em 06/07/2023 às 16h26min

SEMSA-Óbidos estende campanha de vacinação contra H1N1 no município | Portal Obidense

A 25ª edição da campanha de vacinação contra a gripe segue até o dia (31) de julho

Por: Elton Pereira

Portal Obidense  Publicidade 790x90

SEMSA-Óbidos estende campanha de vacinação contra H1N1

ÓBIDOS – Já estão disponíveis a partir de 6 meses de vida para todas as pessoas, as doses de vacinação da campanha contra a gripe, em Óbidos, assim como quase em todo o Brasil, o prazo da campanha 2023, teve que ser prorrogado devido à baixa procura pelo imunizante, que protege contra 3 tipos de vírus, H1N1, H3N2 e linhagem B/Victoria.

Em Óbidos, as doses estão disponíveis em todas as seis unidades básicas de saúde da área urbana do município. A meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos elegíveis, no entanto o município ainda está longe de alcançar os números desejados.

“A campanha teve que ser prorrogada devido à baixa procura das pessoas pelas doses do imunizante, mesmo assim a gente reforça a necessidade de nos imunizarmos e criarmos uma barreira protetora contra o virus da gripe que também pode matar”, informou a coordenadora de imunização do município, enfermeira Mirela Lopes.



A síndrome gripal (SG) se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três por cinco dias após o desaparecimento da febre. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização. Em situações onde ocorre agravamento dos casos, estes podem evoluir para a síndrome respiratória aguda grave (Srag) ou mesmo óbito.

Paralelo a campanha contra a gripe, a enfermeira reforçou ainda a disponibilização de doses da Bivalente contra a Covid-19, onde pessoas que já tenham tomado ao menos duas doses do imunizante, tendo como data a última dose a mais de 4 meses, também já podem tomar o reforço da bivalente, Mirela ressaltou que a imunização da meningocócica C, que é indicada para imunização ativa de crianças a partir de 2 meses de idade, adolescentes e adultos para a prevenção da doença invasiva causada por Neisseria meningitidis do sorogrupo C, também estão disponíveis nas unidades de saúde da rede municipal.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp