04/07/2023 às 20h47min - Atualizada em 04/07/2023 às 20h47min

Parintins 2023: Recicla, Galera supera meta e destina 5,8 toneladas de materiais para reciclagem

Materiais foram coletados em 36 Ecopontos espalhados por diversas áreas da cidade e dentro do Bumbódromo

Da Redação
Ag. Amazonas

Portal Obidense  Publicidade 790x90

FOTO: Tácio Melo/Secom, Camila Batista/Sema e João Paulo Gonçalves/Sedel

PARINTINS - O projeto “Recicla, Galera” chegou ao fim, com a meta de coleta de resíduos superada. Ao longo de uma semana, chegou a 5.840,4 kg de materiais destinados para a reciclagem, durante os festejos do 56º Festival Folclórico de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). O balanço foi finalizado nesta segunda-feira (03/07), após triagem e pesagem pela Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin).

O “Recicla” é uma iniciativa promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Coca-Cola Brasil. A ação tem o objetivo de promover um festival mais sustentável, incentivando os moradores locais e os visitantes a destinarem corretamente os resíduos recicláveis durante e após a festa. 

Desta forma, o projeto espalhou por Parintins 36 Ecopontos, que serviram de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de recicláveis. Apenas neles, foram coletados 3.467,4 kg, de 26 de junho até este domingo (02/07). Foram montadas rotas, com cerca de 30 servidores e tricicleiros, para coleta diária dos materiais. 

Além dos Ecopontos da cidade, o “Recicla, Galera” promoveu uma disputa de reciclagem entre as galeras itens 19 no Bumbódromo, que consagrou o Caprichoso com o título de Bicampeão Sustentável do Festival 2023. Somando os resíduos destinados pelas duas galeras, a quantidade de materiais recicláveis foi de 1.395,6 kg. 

Todos os resíduos destinados ao projeto foram triados e pesados no Espaço Sustentável “Recicla, Galera”, que funcionou na Praça da Liberdade como um centro interativo entre o público, o trabalho dos catadores e, também, jogos e atividades de Educação Ambiental. 

O secretário da Sema, Eduardo Taveira, destacou que a coleta do material reciclável beneficia não só o meio ambiente, mas impacta diretamente na vida de dezenas de catadores da Ascalpin. Todas as 5,8 toneladas de resíduos foram entregues para a Associação, que fará a venda do material para mercados de Parintins e de Manaus.

“Quando a gente fala em fazer um Festival de Parintins mais sustentável, a gente reforça que isso passa, necessariamente, pelo viés ambiental, social e econômico. Por isso o ‘Recicla, Galera’ trabalha fortemente nesse objetivo de gerar renda e fortalecer não só os catadores, mas toda essa estrutura de coleta seletiva e destinação de resíduos no município”, ressaltou.

Como parte do projeto, a Ascalpin recebeu mais de R$ 90 mil em equipamentos, para estruturação dos trabalhos durante e após o Festival. Além disso, os 36 Ecopontos vão ficar de forma permanente para o Município, contribuindo para a implementação da coleta seletiva. É o que reforça Victor Bicca, diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, parceira na realização da ação.

“O programa ‘Recicla, Galera’ é uma iniciativa de impacto positivo para a cidade de Parintins. Juntos, através do engajamento da população e da promoção da reciclagem, estamos contribuindo ativamente para a preservação ambiental, a redução dos resíduos e o aprimoramento da qualidade de vida na comunidade. Estamos comprometidos em refrescar o mundo e fazer a diferença, além de criar um futuro sustentável, deixando um impacto duradouro e positivo para o festival e para a cidade”, disse.

Parceiros

A execução operacional da campanha foi realizada pela Impact Hub Manaus. O projeto também conta com a participação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, junto à Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Participam ainda a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), a empresa Tereos Brasil e a Solar Coca-Cola.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp