17/06/2023 às 10h04min - Atualizada em 17/06/2023 às 10h04min

Custodiados da Seap trabalham na limpeza do Centro de Convenções de Santarém

Ação conta com 30 internos e segue até o próximo dia 20, em uma parceria entre a Seap e a Sedop, dentro do projeto "Conquistando a Liberdade"

Da Redação
Agência Pará

Portal Obidense  Publicidade 790x90

FOTO: Ag. Pará

SANTARÉM - Um grupo de 30 internos do Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura (CRASHM), em Santarém, iniciou na quarta-feira (15), a limpeza geral da obra do Centro de Convenções de Santarém Sebastião Tapajós. A ação segue até o próximo dia 20. A participação dos custodiados é resultado da parceria da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) com a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Sedop).

A ação de limpeza é resultado do projeto da Seap, o “Conquistando a Liberdade”. Segundo Ana Raquel Sousa, técnica de reinserção social do CRASHM, a participação no projeto resgata a autoestima dos custodiados. “Essa atividade é de grande valia no processo de reintegração social dos apenados, pois através do trabalho eles conseguem se valorizar e resgatar a autoestima. Além disso, a maioria já trabalha dentro da casa penal, outros pleiteiam uma vaga, seja dentro da unidade ou extramuros”, afirma. 

O titular da Seap, Marco Antonio Sirotheau Corrêa Rodrigues, descreve o projeto como uma forma ajudar na prevenção da violência. “O Conquistando a Liberdade também possibilita o contato com a sociedade, e a redução da pena por meio do trabalho, seguindo o que estabelece a Lei de Execuções Penais. O custodiado recebe o benefício da remição de um dia da pena a cada três dias trabalhados”, explica o gestor.

José Maria Tapajós, secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, aprova a iniciativa que proporciona às pessoas privadas de liberdade as condições necessárias para retornar à sociedade. “Essa parceria da Sedop com a Seap possibilitou a participação dos detentos na reta final da obra do centro de convenções, eles ajudaram na limpeza e na pintura do meio fio. Esse trabalho só é possível devido ao projeto criado pelo Governo para as pessoas do regime semiaberto”, diz.

Oportunidades – Rafael Sales participa pela segunda vez do projeto, para ele é uma satisfação poder mostrar seu trabalho. “É muito importante estar no meio da sociedade, de pessoas diferentes daquelas que eu convivo diariamente. Estar em uma área aberta, ajudando e mostrando o que eu sei fazer é recompensador”, falou o interno. 

Já o custodiado Samuel Brito sente-se agradecido pela chance de fazer parte do projeto. “Acredito que seja uma oportunidade que recebi de voltar ao convívio da sociedade, eu estou me redimindo, e fico grato porque fui selecionado pela casa penal”, afirmou.

Memória – A Seap tem participado de várias ações de Governo relacionadas à limpeza de espaços e equipamentos públicos, como aconteceu recentemente para a entrega do Novo Mangueirão, onde os custodiados também fizeram a limpeza do espaço. 

Além disso, a Seap realiza parcerias que propõem ações de limpeza em vias públicas e escolas da rede municipal e estadual de ensino. São realizados serviços de limpeza, poda de árvores, reparos nas redes elétricas e hidráulicas, e consertos de cadeiras e mesas escolares. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp