14/06/2023 às 07h47min - Atualizada em 14/06/2023 às 07h47min

Ufopa tem dois novos mestrados aprovados pela Capes | Portal Obidense

Em agosto o Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da Ufopa promove seminário para discutir e compreender as mudanças climáticas

Da Redação
Foto e etexto: Comunicação UFOPA

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Ufopa tem dois novos mestrados aprovados

PARÁ - A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) obteve aprovação para abertura de mais dois cursos de pós-graduação na avaliação publicada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nesta quarta-feira, 7 de junho. A previsão é de que sejam ofertadas turmas de mestrado acadêmico já em 2024 para o Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia (PPGAA) e para o Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA).

O PPGAA será vinculado ao Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) e realizará dois processos seletivos, totalizando 16 vagas anuais. O programa é estruturado em duas áreas de concentração: a área de Antropologia Social, composta pelas linhas de pesquisa “Antropologia e povos indígenas” e “Território, corporalidades e políticas da diversidade”; e a de Arqueologia, composta pelas linhas de pesquisa “Arqueologia e modificação antrópica do ambiente” e “Arqueologia, povos tradicionais e materialidade na decolonialidade”.

Vinculado ao Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), o PPGCA integra a área de concentração Ciência Animal e é dividido em duas linhas de pesquisa: "Produção Animal Sustentável e Recursos Naturais na Amazônia" e "Saúde e Biotecnologia Animal na Amazônia". O programa deve ofertar 15 vagas por seleção.

Outras três propostas ainda estão em análise pelos comitês de área da Capes: Doutorado em Educação na Amazônia, Mestrado em Recursos Florestais e Mestrado em Ciência da Computação, cuja recomendação deve ser divulgada pelo Conselho Técnico Científico da Educação Superior da Capes (CTC-ES) até o final do mês de junho.
Confira as propostas aprovadas pela Capes:
 
 
 

ICS promove seminário para discutir e compreender as mudanças climáticas

O Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da Ufopa realizará de 1º a 3 de agosto o “I Seminário de métodos e técnicas de estudos paleoambientais aplicados à Arqueologia e aos estudos de conservação ambiental: conhecer o passado para refletir sobre o futuro”. O local será o Laboratório de Arqueologia Curt Nimuendajú, na Unidade Tapajós/Campus Santarém, a partir das 19h no dia 1º e nos dias 2 e 3, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

O objetivo do seminário é apresentar e discutir como as ferramentas apresentadas no seminário podem ajudar a compreender as mudanças climáticas e contribuir para resgatar e conhecer manejos alternativos à exploração intensiva de recursos naturais.

Na abertura do dia 1º, haverá palestra sobre o papel da universidade no enfrentamento das emergências climáticas. Serão disponibilizadas ainda 30 vagas para minicursos. O interessado poderá escolher até duas opções de temas para se inscrever. Os temas são os seguintes:

1) Métodos de datação (Radiocarbono, Termoluminescência, LOE) – contribuições para Arqueologia;
2) Arqueobotânica: contribuições dos estudos de fitólitos na Amazônia, técnicas de amostragem e usos na arqueologia;
3) Estudos de isótopos de oxigênio para reconstrução do clima;
4) Substâncias psicoativas: definição, efeitos, propriedades terapêuticas e sua detecção em artefatos arqueológicos;
5) Estudos das paisagens aplicados à Arqueologia: formação e mudanças das várzeas amazônicas;
6) Macroecologia da vegetação: ferramentas e aplicações no estudo das paisagens.

O seminário é aberto ao público em geral. A mesa de abertura terá livre acesso para que os inscritos participem ativamente dos pontos levantados no decorrer dos debates.
Para fazer inscrição nos minicursos e obter mais informações sobre o evento, acesse o site do seminário AQUI.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp